Florianópolis, 28.11.03 ? O diretor-geral do Sest Senat de Florianópolis e Presidente do Conselho Estadual de Emprego e Trabalho de Santa Catarina, João Alfredo Brodt, participa, nos dias dois e três de dezembro, das Oficinas Pedagógicas Regionais ? Os PNQ: Diretrizes e Desafios. Esse é o novo programa de qualificação profissional que o governo federal vai desenvolver, a partir de 2004, com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Neste ano não houve a realização do programa de qualificação, porque o governo federal decidiu reestruturar o programa.
O encontro, que acontece em São Paulo, tem por objetivo capacitar os representantes dos Conselhos Estaduais e Municipais de Emprego e Trabalho e os representantes de delegacias regionais do Trabalho para a implantação, em 2004, do PNQ (Plano Nacional de Qualificação) nos Estados e MunicÃpios. O principal destaque é repassar as orientações e exercitar a operacionalização dos PlanteQ`s (Plano territorial de Qualificação) e o ProEsQ`s (Programas Regionais) regionais e exercitar com os participantes, os parâmetros e critérios estabelecidos e que devem ser acompanhados e analisados ao longo de sua execução.
De acordo com João Brodt, depois desse trabalho em BrasÃlia, os conselhos estaduais e municipais devem começar a elaborar o plano de qualificação para Santa Catarina. Cada municÃpio vai elaborar o seu, informando quais são as áreas que necessitam de treinamento e aperfeiçoamento e as condições para viabiliza-las. Depois será feito um documento estadual que será encaminhado para a aprovação no Ministério do Trabalho e Emprego. E depois de aceito, será liberado para ser executado nos Estado. Fonte: Imprensa Fetrancesc