BrasÃlia, 21.7.04 – O inÃcio das obras de duplicação da BR-101 no trecho entre Palhoça e Osório (RS) está novamente em xeque. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) não liberou, ontem, os editais de Supervisão da Obra e Gerenciamento Ambiental. A não-objeção do BID à s regras dessa licitação são fundamentais para publicação dos editais e para a manutenção do cronograma de obras. Segundo o Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transportes (DNIT), se os editais forem publicados entre os dias 26 e 30 de julho, as ordens de serviço só poderão ser entregues à s empresas no dia 16 de dezembro. Ou seja, a cada dia de demora na autorização para publicar os editais, mais um dia sem obras. As chances de as máquinas trabalharem na pista ainda esse ano são muito remotas, levando em conta esse calendário. (veja possÃvel cronograma no quadro)
Se os editais não forem publicados até o dia 10 de agosto, por exemplo, a obra fica só para 2005, pois dificilmente as empresas colocarão seus funcionários para trabalhar na 101 entre o Natal e o Ano Novo. Contudo, o presidente da unidade de gerência de projetos do DNIT, Emerson Salgado, vê possibilidades para obra iniciar ainda este ano. “Vamos pedir para as empresas que venceram a licitação da execução da obra se instalarem nas proximidades da BR-101 antes mesmo de receber as ordens de serviço. Assim, será agilizado o processo de inÃcio das obras”, revela. Tanto Salgado, quanto o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, não contavam com a demora do BID na liberação dos editais. O ministro tem repetido inclusive que a obra começa neste ano e até previu que seja em novembro. “O mais importante é que há vontade polÃtica de se fazer essa obra e que ela está na iminência de ser iniciada. Se vai ser no final de dezembro ou no inÃcio de janeiro não faz diferença porque são apenas dias e não anos. A fase mais difÃcil já foi ultrapassada”, argumenta Salgado.
Os cálculos feitos pelo DNIT levam em conta, ainda, que tudo corra bem daqui para frente e que os editais não sejam alvejados com recursos ou processos de última hora. Caso isso aconteça, o prazo de 16 de dezembro deve ser revisto. Segundo Salgado, que conhece bem o histórico da BR-101, desde a duplicação do trecho Norte, o contrato com o BID só deve ser assinado entre março e julho de 2005. Antes disso, os trâmites burocráticos não permitirão a contratação do empréstimo.
Compartilhe este post