Rio de Janeiro, 24.11.05 – A capacitação especializada para motoristas através de uma universidade corporativa, o monitoramento virtual da frota e a diminuição da idade média dos veÃculos são algumas práticas de gestão que levaram um grupo de oito empresas brasileiras de logÃstica a economizarem mais de 6,2 milhões de litros de combustÃvel e reduzirem custos em até 35 % em um perÃodo de seis meses.
É o que aponta o levantamento realizado pela Petrobras e pelo Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet), que apontou ontem em BrasÃlia, empresas como Vega Transporte Urbano , Expresso Guanabara , Transportadora Americana e Rios Unidos Transportes de Ferro e Aço como destaques nas ações para o uso racional de combustÃveis.
Segundo Nelson Quadros, coordenador do prêmio nacional para o uso racional de combustÃveis do Conpet, ainda há espaço para o aprimoramento da racionalização do uso de diesel pelas empresas de logÃstica no mercado brasileiro. ?Temos que difundir modelos que deram certo, pois pequenas práticas podem gerar resultados significativos como a redução de custos, impactos ambientais e desenvolvimento humano?, diz.
Já Paulo Kazuo, gerente executivo de Desenvolvimento Energético da Petrobras , ressalta que a utilização de biodiesel é a tendência atual das empresas brasileiras, mas esta prática ainda representa uma expectativa de resultado no longo prazo. ?Devemos atrelar os investimentos em biocombustÃvel à s ações de racionalização, pois o uso de combustÃvel fóssil faz parte da nossa realidade atual?, afirma.
A Expresso Guanabara liderou o ranking de análise do Conpet e economizou mais de 1,7 milhão de litros de combustÃvel fóssil em um perÃodo de seis meses. ?O grande sucesso de gestão está diretamente ligado ao acompanhamento próximo à integração dos motoristas e à redução da idade média da frota?, explica Paulo Alencar Porto Lima, diretor executivo da empresa, que conta hoje com 1.500 colaboradores, sendo que 750 destes são motoristas.
A Expresso Guanabara está presente em 11 estados e conduz mais de 350 mil passageiros por mês. ?A idade média da nossa frota é de 1,7 anos. Com isso, conseguimos garantir o uso racional de combustÃvel que é atrelado a nossa polÃtica de treinamento, que inclui a parceria com os profissionais especializados da Mercedez Bens ?, diz.
O executivo ressalta que devido a sazonalidade de operações, a empresa aproveita o perÃodo de baixa temporada turÃstica para intensificar a capacitação dos profissionais. ?Promovemos reuniões mensais com grupos de 20 pessoas. Com isso, conseguimos reduzir a rotatividade para 2 %?, avalia.
Universidade corporativa
O executivo Celso Luchiari, diretor presidente da Transportadora Americana (TA), aponta o desenvolvimento humano como fator fundamental para o sucesso das polÃticas de racionalização de combustÃvel. ?A capacitação e conscientização dos motoristas é uma prioridade, pois são eles que estão no comando das atividades operacionais?, afirma.
A empresa, que conta hoje com 1.200 funcionários, oferece cerca de 60 horas de treinamentos anuais para seus colaboradores de diferentes nÃveis hierárquicos. ?Temos uma grande variedade de programas que incluem treinamento de direção defensiva ou econômica, cursos de negócios para os lÃderes e ensino formal para quem não teve a oportunidade de concluir o ensino fundamental?, diz Luchiari.
A TA, empresa que economizou 545 mil litros de diesel em seis meses e com isso conseguiu reduzir cerca de 35 % do seu custo, já inclui a consolidação do uso de biodiesel em seu planejamento estratégico para 2006. ?Implantamos um sistema que nos permite ter um acompanhamento diário do consumo de combustÃvel e através dos resultados promovemos os treinamentos necessários para os motoristas?, explica.
A Rios Unidos Transportes de Ferro e Aço, braço de logÃstica da Usiminas, conta hoje com uma frota de 250 caminhões e há três anos intensificou sua gestão de frotas através do programa da manutenção de lubrificantes. ?Contamos com um sistema informatizado e uma equipe especializada nos laboratórios que nos permite realizar uma análise do óleo diesel a cada 10 mil km rodados. Ao detectar os problemas, conseguimos resolver os problemas de maneira preventiva?, afirma Cleves Marcos de Lima, gerente de engenharia de transporte da Rios Unidos Transporte. A empresa conseguiu reduzir em 35 % seu custo e economizou 452.250 litros de diesel em um perÃodo de seis meses.
Contato próximo
Já a empresa de transporte urbano Vega, que atua na cidade de Fortaleza há um ano e quatro meses, intensificou a sua gestão de pessoas e promoveu 26 motoristas para o cargo de monitores. ?O grupo de reúne uma vez por semana para a análise do desempenho das linhas urbanas e acompanha a campo o trabalho dos motoristas?, afirma Flávio Caetano, gerente de controle e manutenção da empresa.
A Vega reduziu seu custo em 27% e economizou 1,3 milhão de litros de óleo diesel em seis meses. ?O programa de monitoramento facilitou o contato com os 700 motoristas, que agora contam com um apoio mais presencial de capacitação?, avalia. Fonte: DCI