Florianópolis, 13.106 – Confiante no cenário promissor do equipamento Supertech, que garante redução de combustÃvel e ainda abre portas para empresas de transportes obterem crédito carbono, a Euro Fuelsaver, da Itália, já firmou um protocolo de intenções para instalar fábrica em SC. O presidente da companhia, Paolo Salemi (E), acompanhado do presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes (D), se reuniu, ontem, com o presidente da SC Parcerias, VinÃcius Lummertz (C), para discutir incentivos que o Estado pode oferecer. Salemi afirmou que gostaria dos incentivos fiscais do Prodec e de terreno, caso haja essa disponibilidade. Segundo ele, entre as vantagens de investir no Brasil estão o respeito ao setor privado, menores custos de mão-de-obra e proximidade de mercados. Esta unidade deverá atender as três Américas e também a Ãfrica.
Segredo industrial
O Supertech, mostrado pelo empresário Paolo Salemi na foto acima, é um cilindro de até 20 centÃmetros, pode ser utilizado em qualquer motor de veÃculo, garante economia de até 15% de combustÃvel e também reduz custos de manutenção. Os bicos injetores duram o dobro do tempo, conforme pesquisas feitas na Itália, onde o produto já é utilizado não só por caminhões e ônibus, mas também por carros de passeio e motos visando à redução de emissões atmosféricas.
Além da fábrica na América Latina, a Euro Fuelsaver vai inaugurar unidade em Modena, Itália, onde será guardado o segredo industrial (uma cerâmica). A tecnologia foi descoberta por professor universitário da Coréia, e a empresa, com sede em Vancouver, Canadá, tem coreanos entre os sócios. Estela Benetti/Diário Catarinense