Tubarão, 20.1.06 – Após dois adiamentos – para outubro e depois novembro do ano passado – os viadutos, pontes e passarelas previstos na duplicação da BR-101 Sul começam a sair do papel a partir março. Essa é a projeção do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes). A informação reforça a previsão do próprio ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Em dezembro, ele garantiu que as primeiras “obras de arte”, como são chamadas, estariam prontas no segundo semestre de 2006.
Segundo o coordenador do DNIT em Santa Catarina, João José dos Santos, as obras iniciam depois do Carnaval, que sacramenta o fim da temporada de verão. “Antes mesmo de março, algumas dessas obras já estarão encaminhadas”, disse Santos. Algumas, de fato, estão ganhando corpo. No lote 23, que corta o municÃpio da Paulo Lopes, as passagens de nÃveis inferiores já estão sendo construÃdas pela empreiteira. Alças dos viadutos também ganham forma. No lote 27, entre Jaguaruna e Maracajá, também começou o bate-estaca para a base dos viadutos. “Até o final do ano, teremos alguns trechos duplicados entregues. A previsão da obra é de 3,5 anos, e já estamos no segundo. O resultado precisa aparecer”, diz Santos.
Ritmo acelerado que, segundo o coordenador do DNIT, trará surpresas positivas. “As empresas parecem ter acordado para o “puxão de orelha” do ministro”, comenta. No lote 25, que corta o municÃpio de Imbituba, é comum ver máquinas e caminhões trabalhando até tarde da noite. O corre-corre das empreiteiras, segundo João dos Santos, é também resultado do fim de dois problemas: os meses chuvosos de setembro e outubro e o superfaturamento dos fornecedores de calcário, que chegou a custar dez vezes mais, obrigando empreiteiros a buscar outras regiões ou simplesmente parar a obra. Mais ainda: para 2006, estão previstos R$ 350 milhões para aplicar nas obras de duplicação da BR-101 Sul. “São entre R$ 30 e R$ 40 milhões por lote. Quem for vencendo as medições, recebe”.
Indefinidos
Três pontos permanecem com situação indefinida. O primeiro é o Morro dos Cavalos, que corta o municÃpio de Paulo Lopes, mais próximo da Grande Florianópolis. Os outros dois ficam entre Tubarão e Laguna, numa distância inferior a 40 quilômetros. Um é o Morro do Formigão, em Tubarão, e o outro a ponte de Cabeçuda, na área da ponte que corta Laguna e ImaruÃ. “Os dois projetos técnicos foram vetados por questões ambientais. Outros foram elaborados e todos estão em fase de licitação”, garante José dos Santos.
A operação tapa-buracos deve recomeçar também apenas em março. “Tentamos refazer camadas na ponte de Cabeçuda, mas o congestionamento foi grande. Aguardamos a redução do fluxo, e seguimos com a operação que mantÃnhamos anteriormente: se chover, de 48 a 72 horas depois, vamos fechar alguns desses buracos abertos. A ação é bem mais rápida”, finaliza.Fonte: A NotÃcia