Florianópolis, 9.8.05 ? O presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes, estará amanhã em BrasÃlia, para participar da 4ª Reunião da Frente Nacional do Transportador Rodoviária de Carga, que vai acontecer na Sala de Reuniões do Mezanino da CNT (Confederação Nacional do Transporte). No encontro, que vai acontecer em duas etapas, uma pela manhã e outra à tarde, Lopes vai aproveitar para falar com o secretário de PolÃtica Nacional de Transporte, José Augusto Valente, sobre a resposta do Ministério dos Transportes ao pedido feito, em fevereiro, pelo governador do Estado Luiz Henrique da Silveira para repassar o gerenciamento das BR-470 e BR-280 ao Estado. Até agora não houve nem um sinalizador. E ainda, solicitar conclusão dos trabalhos da comissão formada pelo ministro dos Transportes, Alfredo do Nascimento, para avaliar o projeto alternativo de concessão de rodovias, que é o SC-Transportes. O presidente da Federação já tratou do assunto com Valente, no Congresso da ABTC em Belém (PA), na semana passada.
Na primeira parte da reunião de amanhã, marcada para 10h30min, que terá a participação de Valente e do presidente da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) José Alexandre Resende, vai tratar de vários temas como o estudo da Tectran sobre mudanças de praças de pedágio; sobre depuração e fiscalização com a implantação do RNTRC; sobre o tráfego de caminhões na Ponte Rio Niterói; a fiscalização do Vale Pedágio e o incentivo fiscal; o programa de pesagem para o excesso de peso e as marginais da Dutra e obras para aumentar a capacidade da rodovias.
À tarde, os transportadores reúnem-se novamente, a partir das 14h30min, para tratar dos projetos de lei 4358/2001 que trata das regras sobre transporte rodoviário de carga por conta de terceiros; do 2660/1996, que trata do tempo de direção de motoristas de ônibus e de caminhões e do projeto de lei Complementar 1087/1997 sobre o combate ao roubo de carga e à receptação de mercadoria. Será discutida a questão do excesso de carga e a implementação de ações de fiscalização e a reformulação do BNDES Caminhões.
Sobre o BNDES Caminhões, o programa já foi aprovado pelo BNDES com diversas restrições do transportador de carga, pois havia um debate entre representantes do setor com a diretoria do Banco para que houvesse um incentivo à renovação da frota. Mas sem fechar nenhum acordo, o Banco emitiu uma portaria, no dia 13 de junho passado, estabelecendo as regras para financiar os veÃculos novos e usados válidas para empresas, micro e pequenas empresas e autônomos. Os valores, prazos e taxas de juros não diferem muito do que é oferecido pelo mercado em geral. Nesse contexto a procura é quase nula.
Pedro Lopes afirmou que o programa como está não contempla a renovação da frota e por isso, é necessário que se reveja as regras. E principalmente oferecer subsÃdios para que o caminhoneiro possa comprar um caminhão com menos tempo de vida. Além disso, é preciso estipular a idade máxima da frota, para que os proprietários façam a troca. Hoje no Brasil a maior parte da frota de caminhões tem mais de 18 anos e muitos deles com mais de 30 anos, Retirar esses veÃculos, ajuda na segurança e na manutenção das rodovias e na redução de custos.Fonte: Juraci Perboni/Imprensa Fetrancesc
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