500 km de sinalização e pavimentação

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500 km de sinalização e pavimentação

Florianópolis, 10.1.06 – Em Santa Catarina, desde que foram reativados os contratos de manutenção e conservação, em 2003, o DNIT/SC recuperou a pavimentação e sinalização em aproximadamente 500 quilômetros de rodovias federais, com mais de R$ 80 milhões investidos.
Além das obras de recuperação do pavimento das rodovias, o DNIT assinou, na semana passada, os contratos para a recuperação estrutural da ponte sobre o rio Três Barras (Garuva) e a execução da travessia urbana de Canoinhas. O investimento previsto é de R$ 7,35 milhões. A ponte de 139 metros sobre o rio Três Barras fica na BR-101 e precisa de reforço estrutural na pista sentido Sul – Norte. Essa parte da obra já está em andamento, com investimento de R$ 2 milhões. Com reparos complementares para manter a segurança da ponte, o valor total da obra chega perto de R$ 3,9 milhões. A execução da travessia urbana de Canoinhas, na BR-280, deve começar em 30 dias, de acordo com o planejamento do DNIT. A obra tem custo total previsto de R$ 3,45 milhões.
O DNIT também publicou ontem uma instrução no Diário Oficial da União (DOU) com recomendações sobre como as unidades de infra-estrutura terrestre (Units) devem proceder no acompanhamento e execução da Operação Tapa-buraco. A instrução inclui determinações como a dispensa de licitação nos processos em que será decretado caráter emergencial. As Units devem elaborar e aprovar um programa anual de orçamento ou planilha com detalhes sobre os serviços que serão executados.

Reparo evita gastos futuros

Brasília – Ao visitar o km 7 da BR-040, que liga Brasília a Minas Gerais e ao Rio de Janeiro, o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, garantiu que os R$ 440 milhões que o governo federal pretende investir na recuperação das rodovias federais e estaduais serão bem empregados.
Na avaliação do ministro, as chuvas, comuns nesta época do ano, não serão motivo para atrapalhar as obras, já que o governo está empenhado em colocar as estradas brasileiras em melhores condições de trafegabilidade. “Se não fizermos esses investimentos agora, eles sairiam mais caro mais tarde”, disse Nascimento, ao ser questionado sobre o porquê de se começar as obras em ano eleitoral. “Não dá mais para adiar”, acrescentou.
Nascimento voltou a afirmar que, apesar de a intervenção em 26 mil quilômetros em rodovias de 25 estados brasileiros ser emergencial, o governo já garantiu que, ao longo de 2006, será feito um trabalho de prevenção nas estradas. O plano de recuperação prevê um total de 600 frentes de trabalho, das quais 150 começaram ontem. O prazo para conclusão das obras é de 180 dias. Fonte: A Notícia

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