São Paulo, 26.6.06 – O II Fórum Nacional sobre Segurança para o Transporte Rodoviário de Cargas, realizado ontem, em São Paulo, contribuiu para avançar a discussão em torno da violência no trânsito envolvendo o caminhão. O case apresentado pela Unilever, vencedora do Prêmio Volvo de Segurança, mostrou que além das ações das transportadoras e do acompanhamento da formação e desempenho dos motoristas nas estradas foi fundamental a participação do embarcador da carga.
A experiência vitoriosa, apresentada pelo gerente Nacional de Transportes da Unilever Délcio dos Santos, exibiu uma queda drástica dos acidentes, após a adoção de um conjunto de ações que passaram a envolver os caminhões que transportam suas cargas.
A freqüência a cada 10 mil acidentes das cargas da Unilever caiu de 8 para 2,6 registros. O painel contou com os depoimentos do diretor presidente da transportadora Três América, Cláudio Cavol; do diretor de Projetos da Granero LogÃstica, Robson Granero e do especialista na área de gerenciamento de risco Dárcio Centoducato.
Impressionou o público o resultado de uma operação especial da Unilever, que mostrou apenas 0,2 acidentes dentro do parâmetro técnico analisado. Quem quiser conhecer detalhes da operação Unilever, o representante da companhia informou ontem estar aberto a receber visitas técnicas, que podem ser agendadas pela área de Transportes da multinacional.
Situação dramática
Para o presidente da NTC& LogÃstica Geraldo Vianna, foi muito positivo o saldo do evento, realizado pela entidade em parceria com a Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP) e o apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de São Paulo e Região (SETCESP). ?Precisamos estimular que mais transportadoras ingressem neste movimento que amplia o conceito e a visão da segurança não apenas para a área patrimonial (roubo de carga e veÃculos), mas para a dramática situação dos acidentes de trânsito, que mata 34 mil pessoas por ano no PaÃs e provoca impactos financeiros da ordem de R$ 28 bilhões, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) ?.
Para Flávio Benatti, presidente da FETCESP, a questão desafiadora apresentada pelo II Fórum Nacional de Segurança foi a necessidade de ocorrer uma mudança de comportamento. ?Não é só do motorista, dos transportadores e do próprio embarcador. Acreditamos que a nova lei federal nº 11.442, ao instituir normas para disciplinar o nosso segmento, contribuÃrá a partir da regulamentação da figura do responsável técnico?.
Homenagem
O momento de emoção do fórum, que contou com um quadro de conferencistas diversificado, foi marcado pela homenagem feita pelo Conselho Superior da NTC&LogÃstica, que concedeu a Medalha do Mérito do Transporte, ao idealizador do Prêmio Volvo de Segurança, o consultor J.Pedro Corrêa.