Só investimento local desenvolverá o Brasil, diz o governador

  1. Início
  2. Notícias
  3. Só investimento local desenvolverá o Brasil, diz o governador

Só investimento local desenvolverá o Brasil, diz o governador

Joinville, 9.8.07 – Só um novo pacto federativo com mais recursos dos impostos destinados aos estados e municípios será possível desenvolver o país, defendeu o governador Luiz Henrique da Silveira aos transportares brasileiros. Ele fez palestra sobre Descentralizar para Crescer no início da tarde no Expocentro Edmundo Doubrawa para os participantes do VIII Congresso Nacional Intermodal de Transportadores de Cargas ? ABTC 2007. Silveira defende mais verbas para os governos estaduais e para os prefeitos para que eles façam o desenvolvimento local e conseqüentemente o desenvolvimento nacional. É esse o início da decentralização da gestão e do poder central, que o governador disse estar aplicando em sua administração.
Segundo ele, o poder no governo federal tem concentrado 63% dos recursos de impostos no Tesouro Nacional, 23 % apenas nos Estados e 13,5% aos municípios. Por isso, o prefeito não tem dinheiro para o ensino fundamental, nem para saúde e nem para o esgoto. E o resultado é o que as pesquisas apontam, somos a 14 economia do mundo e ocupamos o 70° lugar no Índice de Desenvolvimento Humano, acredita o governador. Citou o caso da Suécia de exemplo de povo com qualidade de vida, porque 70% dos recursos de impostos são destinados aos municípios e 30% apenas para o poder Central. Luiz Henrique criticou o Governo Federal por não promover as mudanças necessárias para efetivamente atender às necessidades das diferenças dos brasileiros. Citou frases de pensadores, empresários e personalidade para mostrar como a mudança é necessária. Afirmou ter a clara convicção que o problema é a concentração das decisões e definição de regras em Brasília sem conhecer as diversas realidades de um país continental como é o Brasil. Citou a legislação que protege as restingas de marambaia que está impondo atrasos para o país como geração de riquezas e de postos de trabalho.
Para ele o modelo do Governo do Estado está impondo um desenvolvimento maior aos catarinenses. De acordo com a sua proposta, o governo deixou de ser autoritário para ser democrático, distante para próximo, inacessível para acessível A descentralização distribui melhor os recursos, atende às necessidades apontadas pelos Conselhos de Desenvolvimento Regional que tem a participação da comunidade, dos empresários, do poder público e líderes das entidades locais.
Fonte: Imprensa Fetrancesc

Compartilhe este post