Dnit apresenta plano para duplicar BR-280

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Dnit apresenta plano para duplicar BR-280

Jaraguá do Sul, 8.3.05 – Foi apresentado ontem, em Jaraguá do Sul, o plano funcional da duplicação da BR-280 pelo coordenador da 16º UNIT/DNIT/SC. A duplicação é um pedido antigo na região. A má sinalização e a iluminação da rodovia, tráfego excessivo e mal estado de conservação da pista são alguns dos problemas apontados. A apresentação do projeto foi feita pelo engenheiro Manoel Francisco Simon, diretor técnico da empresa Iguatemi. O projeto será dividido em duas partes. Uma parte vai do km 0 até o km 34,5 e será de responsabilidade da empresa Sotepa. A outra será do km 34,5 e vai até o km 72,5, e será de responsabilidade da Iguatemi. “O trevo que passa por cima da BR-101 será alterado, mas esse projeto será da Sotepa”, disse.
Segundo o diretor do DNIT, João José dos Santos, o projeto final deve ficar pronto até o fim do ano, mas isso não garante que já se tenha uma data para o início das obras. “O trecho sul da BR-101 ficou com o projeto pronto vários anos até que finalmente está sendo construído”, revelou Santos.
Para a preparação do projeto serão investidos R$ 3 milhões. O Instituto Rã-Bugio pediu que fossem feitas cercas e travessias para os animais silvestres que constantemente são atropelados. Uma das preocupações dos construtores poderá ser resolvida apenas com um desvio de trecho: a reserva indígena de Guaramirim. “A reserva ainda não está oficializada, mas já estamos prevendo o desvio”, explicou Simon.
As mudanças mais significativas estão no desvio que será feito em Jaraguá do Sul e o túnel no Morro do Vieira. “O desvio de Jaraguá será maior que o previsto, devido a malha férrea da região. Mas a cidade terá duas ligações com a rodovia”, diz o engenheiro Manoel Francisco Simon. Segundo os engenheiros, quase todo o trecho da rodovia é de solo mole, o que provoca muitas variações na pista e pode comprometer a estrutura do túnel. “Para isso, pensamos em um túnel duplo, isto é, duas construções independentes e com estruturas metálicas de sustentação”, explicou. Fonte: A Notícia

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