São Paulo, 3.6.08 – O preço do óleo diesel confirmou as expectativas e apresentou, no final de maio, a alta mais expressiva entre os combustÃveis. No encerramento do mês passado, o diesel avançou 7,29%. A variação média foi bem mais significativa que as observadas na terceira quadrissemana do mesmo mês (4,83%) e no final de abril (0,34%).
O aumento foi destaque da pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) feita nas sete capitais de abrangência do Ãndice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S): São Paulo, Rio de Janeiro, BrasÃlia, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife. No mesmo perÃodo pesquisado, a gasolina apresentou elevação média de 0,12%, o que representou uma desaceleração ante as altas da terceira leitura de maio (0,23%) e do fechamento do mês anterior (0,78%). O álcool combustÃvel, por sua vez, subiu 0,30% ante aumentos médios de 0,16% e de 0,50%, respectivamente.
Em maio, o Gás Natural Veicular (GNV) apresentou variação média de 0,11% nas capitais. Esta alta representou apenas 0,0001 ponto do IPC-S do perÃodo.
Fonte: DCI
CombustÃvel mais limpo e motor aperfeiçoado impulsionam diesel
Após anos no ostracismo do setor automotivo, e relegado aos cantos enfumaçados dos estacionamentos de caminhões, o motor a diesel volta à cena, e talvez os americanos não reconheçam sua cara nova.
Uma invenção dos século XIX de Rudolf Diesel, o motor a diesel sempre foi conhecido por sua significativa eficiência de combustÃvel e desempenho de quilometragem melhor que o da gasolina. Mas o combustÃvel parecido com o querosene nos motores que o queimam era sujo, barulhento e até mortal, vinculado aos riscos cada vez maiores de câncer e doenças respiratórias.
Tudo isso mudou, em parte devido ao combustÃvel mais limpo que possui 97% a menos de ácido sulfúrico, responsável pela fuligem dos motores a diesel.
O combustÃvel com baixo teor sulfúrico, aclamado pela Environmental Protection Agency (Agência de Proteção Ambiental) como um avanço histórico, abriu as portas para os controles sofisticados de emissões poluentes, que fizeram com que os motores a diesel satisfizessem os severos parâmetros sobre poluição do estado da Califórnia. Essas normas, sem dúvida as mais rÃgidas do mundo, exigem que os modelos diesel 2009 sejam ecológicos como os movidos a gasolina ou mesmo os hÃbridos.
Nesse meio tempo, avanços como os turbocompressores e injeção de combustÃvel de alta pressão transformaram os barulhentos carros a diesel, de emissores de fuligem, em máquinas poderosas, limpas e suaves, as quais muitos americanos terão dificuldade de distinguir dos modelos a gasolina.
Com o fim dos obstáculos técnicos e ambientais, as montadoras se apressam a se voltar para os não poluentes carros a diesel.
Efeito estufa
Dois conjuntos de normas sobre emissões de gases estufa – um conjunto muito severo para a Califórnia e mais quatro estados dos Estados Unidos, e outro para os demais 45 estados – mantiveram a maioria dos carros a diesel fora do paÃs até o momento. Em contrapartida, os veÃculos a diesel, grandes consumidores de combustÃvel, foram aceitos na Europa, onde respondem por metade das vendas de carros de passageiros. Entretanto, a começar com os modelos de 2009, várias montadoras desenvolveram veÃculos a diesel limpos o suficiente para aprovação em todos os estados dos EUA, incluindo, por fim, os grandes mercados da Califórnia e Nova York .
A Volkswagen anunciou que será a primeira a lançar no mercado seus sedãs Jetta e peruas, em agosto. A seguir virá a Mercedes-Benz com versões a diesel de seus utilitários esportivos crossover GL, ML, e R-class. A BMW prepara um potente motor a diesel de 6 cilindros para o sedã 335d e a perua esportiva X5 35d para venda no perÃodo de setembro a novembro.
A perua Q7 3.0 TDI da Audi começará a ser comercializada no inÃcio de 2009. A montadora demonstra claramente o golpe duplo do moderno diesel, por meio da predominância nas recentes corridas das 24 Horas de Le Mans com seus carros R10, que não são apenas velozes, como também os mais silenciosos, limpos e eficientes nas pistas, em termos de combustÃvel.
Japoneses no páreo
Mas os novos discÃpulos do diesel não são apenas os alemães de sempre. Três empresas do Japão – Honda, Nissan e Subaru – estão incrementando a tecnologia. Há muito tempo conhecida por seus eficientes motores a gasolina, a Honda ira oferecer seu primeiro veÃculo americano a diesel no próximo ano, como uma opção frente ao sedã Acura TSX. A Honda também planeja lançar um veiculo diesel V-6 por volta de 2010.
O cenário atual parece desafiar o conceito tradicional que colocava os carros a diesel no caminho histórico da extinção.
Fonte: Gazeta Mercantil