O combate ao roubo de cargas e de passageiros e prestação de orientações para viagens seguras foram os temas abordados na palestra Rode Seguro nas Estradas, nesta terça-feira, 26 de novembro, na unidade do SEST SENAT Florianópolis. O evento foi promovido pelo SEST SENAT Florianópolis, com apoio da Fetrancesc, Sindicargas e Transpocred, e faz parte do Programa Prevenção de Acidentes, da Confederação Nacional de Transportes (CNT).
O delegado Osnei Valdir de Oliveira, titular da Divisão de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) conduziu a apresentação, realizada para estudantes do SEST SENAT, profissionais e empresários do transporte rodoviário de cargas.
Criada em janeiro de 2018, a DFRC já reduziu em 70% o número de roubos de cargas em SC até o momento (veja abaixo). Desde então, foram desencadeadas 68 operações policiais, com o indiciamento de 143 pessoas. Neste período foram recuperados ou apreendidos um total de R$ 10 milhões entre cargas e caminhões recuperados, além de bens apreendidos.
Média de roubos em Santa Catarina:
2015: um roubo a cada 2,26 dias
2016: um roubo a cada 1,42 dia
2017: um roubo a cada 1,74
2018: um roubo a cada 3,28
2019: um roubo a cada 10,13
(Fonte: DFRC/Deic)
Com o tema “Rode Seguro nas estradas”, as equipes das unidades operacionais do SEST SENAT de todo o país realizam eventos nesta semana em mais de 250 pontos estratégicos com grande concentração de caminhoneiros, como empresas, terminais de cargas, postos de abastecimento e de fiscalização como parte da Campanha Nacional de Redução de Acidentes e Roubo de Cargas. A mobilização conta com o apoio do Ministério da Infraestrutura e de diferentes entidades do setor de transporte de cargas e, em Santa Catarina, tem o apoio da Fetrancesc.