Os técnicos de Santa Catarina que atuam no Programa Despoluir estiveram no Encontro Nacional do Programa, realizado nos dias 21 e 22 de novembro, na sede da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), em Brasília.
Na pauta estavam a apresentação do novo modelo de opacímetro, que afere a emissão de partículas dos veículos, além de apresentações dos novos testes no Diesel que devem ser iniciados no próximo ano. Os profissionais também tiveram a oportunidade de conhecer a Instrução Normativa de Serviços que será lançada em 2020.
O coordenador do Despoluir em Santa Catarina, Rodrigo Oda, ainda comentou que houve a apresentação do Sistema de Prestação de Contas (SISPREC), que possibilita a digitalização dos documentos e já está aprovado pela Controladoria Geral da União (CGU) por estar de acordo com as diretrizes do órgão fiscalizador.
Os quatro técnicos ainda participaram de capacitação sobre o funcionamento de motores a Diesel e tiveram apresentação de palestra que abordou os malefícios causados pelo Diesel no sistema respiratório.
Em Santa Catarina, o projeto é orientado pelo coordenador, Rodrigo Oda, e colocado em prática por quatro técnicos divididos pelo Estado: Sérgio Machado (de Itajaí até o Extremo Sul e a região do Planalto); Fábio Costa (entre Blumenau e o Extremo Norte); Marcelo Camillo (nas regiões próximas à Concórdia, Videira, Xanxerê, Caçador e Três Barras); e Rafael Walter (na região Oeste).