Setor de transporte encolhe 9% em março

  1. Início
  2. Notícias
  3. Setor de transporte encolhe 9% em março

Setor de transporte encolhe 9% em março

O setor de transporte registrou queda de 9% em março, no volume de serviços, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE nesta semana. Essa é a segunda retração mais intensa da série histórica, ficando atrás apenas do período da paralisação dos caminhoneiros, em maio de 2018, quando a queda foi de 9,5%.

O segmento mais atingido é o de transporte aéreo, com retração de 27,5%, a maior de toda a série histórica. No transporte terrestre, a queda foi de 10,6%. Os serviços auxiliares de transporte e correio e armazenagem tiveram retração de 0,8%. No transporte aquaviário, o cenário é de estabilidade.

De acordo com a análise da Confederação Nacional do Transporte, é importante destacar que esses dados refletem a realidade do início da pandemia que assolou o Brasil e impactou o setor a partir da segunda quinzena de março. “Esperamos um cenário ainda mais crítico a partir da coleta de dados de abril. Esses primeiros números refletem apenas o início da crise no setor”, destacou o presidente da CNT, Vander Costa.

O presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, acredita ainda não ser possível saber quando a situação irá normalizar. “Com a crise causada pela pandemia do Covid-19, muitos setores foram afetados, principalmente o Transporte Rodoviário de Cargas. Ainda não sabemos como será este novo mundo, mas continuaremos fazendo nossa parte, abastecendo o País e, principalmente, lutando pelo setor, para que possamos reduzir o impacto, como já fizemos oferecendo suporte aos caminhoneiros nas rodovias. Temos que nos reinventar e buscar discernimento para enfrentarmos tudo isso da melhor forma”, ressaltou.

Para avaliar os impactos da crise no transporte e direcionar a sua atuação, a CNT tem realizado pesquisas junto às empresas do setor. A primeira foi divulgada em abril e mostrava que 85,3% das empresas transportadoras já haviam percebido redução em sua demanda, em março de 2020, na comparação com igual mês nos anos anteriores, e que 82,5% esperavam queda nos próximos 60 dias. Dos transportadores entrevistados, 70,7% já enfrentavam problemas de caixa e severo comprometimento da capacidade para realizar os pagamentos correntes, como a folha de pagamentos e os fornecedores.

Na segunda rodada, focada nas relações trabalhistas, a pesquisa da CNT revelou que 33% dos transportadores já precisaram realizar demissões devido à crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Do total de transportadores que ainda não demitiram (54,3%), 18,1% pretendem realizar cortes. Assim, é possível que, até o final de maio, 42,8% dos transportadores tenham realizado redução nos seus quadros de empregados.

“O setor de transporte tem enfrentado inúmeros desafios durante a crise, e a CNT tem atuado para minimizar o impacto sobre as empresas. Nosso trabalho de articulação junto ao governo tem sido bastante intenso para garantir que o país continue sendo abastecido e as empresas tenham condições mínimas de operação”, destacou Vander Costa. Veja os detalhes da atuação da Confederação na matéria de capa da revista CNT Transporte Atual.

Com informações CNT

Compartilhe este post