Para que as empresas do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) possam operar cargas de Santa Catarina para o Norte e Nordeste através de cabotagem, a Fetrancesc se reuniu nesta terça-feira, 16 de junho, com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Faepesul para discutir a viabilidade econômica da ação.
Em fase de planejamento, será apresentado um pré escopo do estudo que passará pela aprovação do presidente da Federação, Ari Rabaiolli, e diretoria. No projeto será avaliado a possibilidade de atuar dessa forma nas regiões, os custos e benefícios.
Além de um menor impacto ambiental com a quantidade de caminhões reduzida nas rodovias, para as empresas do TRC a cabotagem poderia diminuir custos e auxiliar significativamente na forma de transportar, pois teria maior capacidade no volume de cargas.
No encontro, que aconteceu na sede da Federação, estavam presentes o primeiro diretor Político Institucional da Fetrancesc, Clodomir Ribeiro Alves, o gerente executivo da Fetrancesc, Alan Zimmermann, o técnico em regulação da Antaq, Geraldo Barreto, e o controller da Faepesul, Gean Carlos Fermino.