A Fetrancesc quer dar os primeiros passos para investir em cabotagem em Santa Catarina e, para isso, vai contratar estudo sobre o assunto. A decisão foi tomada durante Reunião do Conselho de Representantes da entidade nesta terça-feira, 25 de agosto, por videoconferência.
O estudo será desenvolvido pela Compass Logística, representada na reunião pelo proprietário, Paulo Cesar Cortês, que apresentou aos empresários do TRC a proposta da pesquisa, além de sanar todas as dúvidas do grupo.
A cabotagem facilitará com a retirada dos caminhões das operações de longa distância. Além disso, vai evitar acidentes e assegurar motoristas e transportadoras em relação às ocorrências de roubo de cargas, já que, entre Santa Catarina e Nordeste, os veículos de cargas passam pelo trecho com maior índice de ocorrências: São Paulo e Rio de Janeiro.
Acima de tudo, a cabotagem auxiliará no descanso do motorista, que, ao realizar uma viagem de Santa Catarina ao Nordeste, tem dificuldades de encontrar um local para parar o veículo, a exemplo de Pontos de Parada e Apoio (PPA). Atualmente, os locais mais seguros para eles descansarem são os postos de combustíveis, que nem sempre dispõem de infraestrutura necessária.
A alternativa é apoiada pelo Governo Federal, que em 11 de agosto enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei que cria o Programa de Incentivo à Cabotagem, o “BR do Mar”.
“Vamos contribuir para a agilidade na atividade do transporte de longa distância, economia e redução de caminhões nas rodovias, além de, consequentemente, contribuirmos com o meio ambiente, já que menos veículos emitirão poluentes no ar. A cabotagem não anulará o Transporte Rodoviário de Cargas. Ao contrário: será o maior aliado para o novo momento da atividade”, avaliou o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli.