Evento do Setembro Amarelo propõe práticas para o gerenciamento emocional

  1. Início
  2. Notícias
  3. Evento do Setembro Amarelo propõe práticas para o gerenciamento emocional

Evento do Setembro Amarelo propõe práticas para o gerenciamento emocional

Fechando o mês da Campanha do Setembro Amarelo, dedicado à prevenção do suicídio, a COMJOVEM Joinville, a Fetrancesc e o Setracajo, com o apoio dos Núcleos COMJOVEM de Videira, Chapecó e da Região Sul de Santa Catarina, se uniram para promover o evento on-line “O que o Gerenciamento Emocional tem a ver com a Saúde e Produtividade?”.

Quem efetuou um diálogo sobre o tema, na noite de 28 de setembro, foram as facilitadoras Elair Floriano e Carla Cabral, co-founders da Escola Feliz Vida Livre. A abertura foi realizada, pelo presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli.

Entre as dicas para gerenciar melhor as emoções, elas falaram da importância de cada um determinar momentos e pausa no meio da correria do cotidiano para se cuidar e se “ouvir”. O método Método Feliz Vida Livre, desenvolvido por elas, une diversos elementos e práticas com base na Psicologia Positiva e Transpessoal, Mindfulness, Ciência da Felicidade, entre outros conceitos que promovem o florescimento humano, a resiliência e o otimismo.

De acordo com Elair Floriano, num primeiro momento, a pausa parece ir contra a produtividade, entretanto, ela permite criar espaço para que o sistema corpo, mente e emoções seja visto e regulado, que se tome uma distância entre um acontecimento e a resposta, e isso ajuda para decisões mais assertivas. “E o bem-estar, além de ser fundamental à nossa saúde, também influencia a criatividade, a produtividade, as melhores relações e o trabalho em equipe”, salientou.

“Podemos estar atentos entre os limites de tempo dedicados a cada coisa, para que realmente tenhamos autoeficácia. Do contrário, passamos o dia gastando imensa energia, nos distraindo entre uma tarefa e outra, e sobrecarregando uma carga emocional imensa por não estarmos dando conta do que planejamos”, falou Carla Cabral.

O presidente do Setracajo, Paulo Zendron, parabenizou a apresentação dizendo que tema é bastante importante. Segundo ele, a abordagem é boa para a vida como um todo, mas a relevância se amplifica agora por tudo o que se está acontecendo. “Tivemos uma alteração no modo de vida das pessoas, em casa, no trabalho, e isso afeta tudo, até a produtividade. É muito importante buscarmos técnicas de concentração e que nos ajudem a melhorar e aumentar a resiliência para superar este momento difícil”, disse Paulo Zendron.

“Essa mensagem nos prepara para este mundo que estamos vivendo. É comum cada vez mais as distrações e as pessoas não se olharem. Hoje, com o excesso de digital, estamos tendo dificuldade de ver o outro. Precisamos nos conectar internamente para nos conectar melhor com o outro”, opinou a diretora executiva da Transpocred, Roberta de Souza Caldas.

Na avaliação do coordenador da COMJOVEM Joinville, Geovani Serafim, idealizador do encontro, seria muito benéfico adotar práticas como as propostas. “Nós temos uma agitação constante no dia, e isso vai acumulando. Precisamos aprender a gerir, ou teremos muitos prejuízos na saúde. É necessário olhar para nós mesmos, nos ajudar”, destacou.

Acompanhe dados sobre a importância de falar sobre este tema no ambiente laboral.

AS FACILITADORAS

Elair Floriano e Carla Cabral, co-founders da Escola Feliz Vida Livre. Elair tem certificações pela University of Pennsylvania (Positive Psychology) e Yale University (The Science of Well-Being). É coach in Applied Positive Psychology. Faz formação como instrutora Internacional de Mindfulness, pela Mindfulness Centre of Excellence (UK).

Carla é pós-graduada em Psicologia Transpessoal e certificada em Psicologia Positiva pela Universidade da Pensilvânia. Também é practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) e faz formação nas áreas de Meditação e Ciência, Psicoterapia Holística e Análise Corporal.

Para saber mais sobre o Método Feliz Vida Livre, acesse o site.

Fonte: Setracajo

Compartilhe este post