Além de ser responsável pela administração de 220 quilômetros da parte sul da BR 101 em Santa Catarina, a CCR ViaCosteira também administra os túneis Morro Agudo, em Paulo Lopes, Morro do Formigão, em Tubarão, e a Ponte Anita Garibaldi, em Laguna.
Os túneis contam com uma série de tecnologias embarcadas que garantem maior segurança para os usuários. O Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária controla remotamente uma série de equipamentos de segurança, como o sistema de ventilação, placas eletrônicas de mensagens variáveis e telefones de emergência, por exemplo. E eles já contam com um moderno sistema de detecção automática de incidentes, através de monitoramento de câmeras 24 horas por dia, que informa o CCO em caso de qualquer ocorrência anormal, como acidentes, carros parados ou até mesmo pedestres na via. O alerta chega imediatamente na tela dos operadores, que podem acionar com rapidez as equipes de socorro mais próximas do local. Atualmente, mais de 40 pessoas revezam-se dia e noite para acompanhamento de toda a movimentação e fluxo dos locais.
Já a Ponte Anita Garibaldi foi inaugurada em 2015 e, por ser a 2ª Ponte estaiada do Brasil e uma das maiores do país, é um ponto turístico de grande relevância para estado. Seu nome carrega a história da “Heroína dos Dois Mundos” Anita Garibaldi, nascida em Laguna em 1821. Ela foi uma revolucionária, conhecida por seu envolvimento direto na Revolução Farroupilha e no processo de unificação da Itália.
A Pintura da Ponte já foi finalizada, mas é importante lembrar que a manutenção, tanto da Ponte, quanto de todo o trecho, segue acontecendo constantemente ao longo do contrato. Até o terceiro ano de concessão, conforme prevê o contrato, toda a Ponte também será monitorada pelo mesmo sistema de detecção automática de incidentes.
Outros elementos também estão presentes no trecho e fazem parte da faixa de domínio da concessionária, como vias marginais, pontes e viadutos. E desde o início da concessão, a CCR ViaCosteira vem realizando trabalhos de manutenção e melhoria desses pontos. E a restauração desses elementos, como obras de arte especiais (pontes e viadutos) é um serviço bastante importante para a segurança e o conforto dos usuários que trafegam pelo trecho. Somente até outubro já foram mais de 150 pontes e viadutos restaurados. Isso reflete o trabalho que está sendo feito pelas diversas frentes de serviço que estão na rodovia todos os dias. O trabalho de restauração inclui limpeza, coleta de lixo, revitalização da sinalização e sistemas de drenagem, recuperação da iluminação existente e pintura.
Importante lembrar que partir de fevereiro de 2021, conforme contrato de concessão, inicia a prestação dos serviços médico, mecânico e inspeção permanente de tráfego. Os usuários do trecho contarão com seis bases de atendimento, sendo que quatro delas estão sendo construídas e as duas existentes já foram recuperadas. Também terá à disposição do usuário 17 veículos operacionais voltados aos atendimentos (6 ambulâncias, 5 Guinchos e 6 viaturas de inspeção).
Fonte: CCR ViaCosteira