Santa Catarina chegou em um dos piores momentos da pandemia da Covid-19: estamos prestes ao colapso na saúde pública. Isso significa dizer que nossas Unidades de Saúde públicas e os profissionais que nelas trabalham não darão conta de atender a muitos dos que precisarão de assistência.
Em outras palavras, é dizer que muitos estarão na mesma condição, contaminados com Covid-19, dentro de uma área de isolamento em um hospital, sem poder ser assistido por um acompanhante, dividindo a atenção dos profissionais da saúde com milhares de outras pessoas com o mesmo ou pior quadro clínico. Situação de calamidade inclusive vivenciada nos hospitais privados.
Por estar à beira do colapso, o Governo do Estado de Santa Catarina faz um apelo, para não cogitar novo fechamento: pede à população que fique em casa e saia apenas em casos de trabalho ou para atividades básicas. Não se trata de “toque de recolher”. Ao contrário, é um toque de cuidado, de zelo, para preservar a saúde da população e tentar atingir novos patamares baixos, de modo a tranquilizar a saúde em nosso Estado.
A proposta do Decreto publicado pelo Governo na última semana foi, justamente, a de conter as taxas de contaminação, controlar o caos sanitário e, acima de tudo, preservar vidas.
Por esta razão, o Sistema Fetrancesc fortalece a campanha #fiqueemcasasenaoestivertrabalhando:
– Evite aglomerações;
– Use máscara e álcool gel;
– Adote a todas as medidas orientadas pelos órgãos de saúde;
– Proteja a você e sua família!
Procure a Unidade do SEST SENAT mais perto e matricule-se para o curso Covid-19 – Protocolo de Segurança para o Transporte de Cargas e Passageiros, gratuito para empresas e colaboradores do segmento.