O advogado membro da Comissão Jurídica da Fetrancesc (Comjur), Ederson Vendrame, especialista em Direito Trabalhista, desmistificou os detalhes do exame toxicológico durante videoconferência. A palestra foi nesta quinta-feira, 25 de março, para as empresas do Transporte Rodoviário de Cargas associadas aos sindicatos do Sistema Fetrancesc.
A palestra foi a primeira deste ano da série de eventos Projeto Fetrancesc: Empresas em aperfeiçoamento profissional e contou com a participação de 75 pessoas.
Entre os aspectos abordados, Vendrame destacou os principais e mais importantes artigos da Lei 13.103/2015, além das modalidades do exame obrigatórios – admissão, demissão e periódico –, bem como a relação do exame com o Código de Trânsito Brasileiro e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).
Outro aspecto pontuado pelo advogado foram informações como a obrigação de custeio e a confidencialidade sobre o resultado dos exames, da mesma forma que norteou sobre atitudes das transportadoras frente a resultados positivos, tanto em admissão quanto em demissão.
Soluções em saúde – Antes da palestra, a empresa TOPMed, parceira da Fetrancesc Digital, apresentou uma solução em saúde para as empresas associadas aos sindicatos do Sistema Fetrancesc. Trata-se do Sistema Fetrancesc Saúde, um formato de consultas e atendimento médico virtual/on-line, com preço acessível e formato adaptável à rotina dos motoristas.