Na última segunda-feira, 24 de janeiro, o SEST SENAT de Santa Catarina participou da cerimônia do termo de compromisso entre o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Santa Catarina (Detran/SC) e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
Assinado pela presidente do Detran/SC, delegada de Polícia Sandra Mara Pereira, o Pnatrans foi criado pelo Governo Federal para reduzir em 50% o total de mortes de trânsito no país nos próximos 10 anos.
Foto: Júlio Cavalheiro/Secom
Na oportunidade, estiveram presentes o supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT em Santa Catarina e diretor executivo da Fetrancesc, Maurus Fiedler, e a diretora do SEST SENAT Florianópolis, Patrícia Ferreira.
“A intenção do SEST SENAT em participar é auxiliar nas ações de qualificação e conscientização dos motoristas para as ações de redução do número de acidente e mortes que se propõe a iniciativa. Certamente a Fetrancesc também será apoiadora junto às transportadoras em busca do objetivo de reduzir em 50% o número de mortos por acidente”, ressaltou Fiedler.
Por meio do Pnatrans, foram criados Grupos de Trabalho (GT), que reúnem especialistas de diversos órgãos e entidades que integram o SNT (Senatran, Detrans, órgãos municipais de trânsito, Cetrans, DNIT, DER, PRF, Polícia Militar e ANTT), das mais variadas regiões do país e das esferas federal, estadual e municipal, bem como representantes de universidades, organizações sociais, entidades do setor produtivo e corpo de bombeiros militar, a fim de propor e viabilizar a implantação de ações que tragam um retorno positivo à sociedade.
Também participaram do encontro o Secretário Nacional de Trânsito, Frederico de Moura Carneiro, e o coordenador-geral de Educação e Saúde para o Trânsito da Senatran, Everaldo Valenga.