Foto: Despoluir
O número de aferições contabilizado pelo Programa Despoluir em 2021 é 14% maior do que o registrado em 2020 (início da pandemia) e supera, também, o volume registrado em 2019.
No ano passado, foram 355.682 avaliações veiculares ambientais realizadas pelo Sistema CNT em veículos movidos a diesel, ultrapassando o resultado do ano anterior, que fechou com 352.181 aferições.
A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT), por meio do maior programa ambiental da iniciativa privada do Brasil – o Despoluir.
Iniciado em 2007, o Despoluir promove a redução de poluentes e favorece a qualidade de vida dos trabalhadores do transporte e de toda a sociedade. Desde o seu início, já foram realizadas 3,5 milhões de avaliações veiculares, atendendo mais de 55 mil transportadores.
As avaliações veiculares ambientais são operacionalizadas pelas Federações do transporte de todo o país e atendem as empresas transportadoras rodoviárias (cargas e passageiros) e caminhoneiros autônomos. Em 2021, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) foi a que atingiu o maior número de aferições por unidade móvel do segmento de passageiros, totalizando 5.989 avaliações. A Federação das Empresas de Transporte dos Estados da Bahia e Sergipe (Fetrabase) teve o melhor desempenho entre as Federações mistas, com 4.281 avaliações por equipamento.
Na sequência, destacaram-se a Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais (Fetcemg), no ramo de cargas, e a Federação dos Caminhoneiros Autônomos de Cargas e Bens do Estado de Minas Gerais (Fetac/MG). As Federações mineiras produziram, respectivamente, 2.878 e 2.567 avaliações por equipamento.
Desde 2016, o Despoluir realiza a Avaliação da Qualidade do Diesel (AQD), que aborda, de maneira ampla, uma análise do combustível contido nos tanques de armazenamento das garagens de empresas de ônibus e caminhões. Por meio de testes, identifica-se o nível de pureza do combustível e se as especificações estão de acordo com as definidas pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural).
Além desses projetos, em 2021, o Despoluir diversificou ainda mais suas ações e lançou o projeto-piloto do Serviço de Orientação Ambiental ao Transportador (Soat). O objetivo é acompanhar as medidas de gestão ambiental adotadas pelas empresas do setor para reforçar o desenvolvimento de boas práticas de sustentabilidade.
Para o presidente da CNT, Vander Costa, “as ações e projetos do Despoluir refletem o comprometimento do Sistema CNT com a sustentabilidade ambiental e o seu esforço em inovar e aprimorar continuamente suas atividades em prol do transportador e do meio ambiente”.