A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade vai estudar a possibilidade de construção de uma estrada estadual que sirva de rota alternativa à já sobrecarregada BR-470. A ideia preliminar é que a rodovia ligue Rio do Sul até a BR-101, contornando cidades importantes na região, como Rio do Sul, Indaial, Blumenau, Gaspar, Ilhota e Itajaí.
“A exemplo do que fizemos com o eixo litoral – norte, entre Joinville e a Grande Florianópolis, vamos estudar a região para avaliar a possibilidade de se fazer uma via expressa estadual também no sentido leste a oeste. É um olhar para o futuro, estamos projetando para criar soluções para Santa Catarina”, destaca o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, tenente-coronel Thiago Vieira.
O edital para escolher a empresa que ficará responsável pela execução do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) foi lançado nesta terça-feira, 29 de março. A escolhida terá oito meses para realizar a pesquisa e a previsão é de que o estudo tenha o investimento de cerca de R$ 1,3 milhão.
A ideia é de que essa nova via expressa tenha seis pistas (três em casa sentido) e cerca de 105 quilômetros. O objetivo é atender a demanda, principalmente de cargas, com origem no Alto Vale do Itajaí e em todo o Oeste Catarinense e o Planalto Serrano que tenha como destino a região da Foz do Rio Itajaí, desviando-a do tráfego urbano e regional existente ao longo da rodovia BR-470 em todo o Médio Vale do Itajaí.
Algumas diretrizes do estudo que vai apontar se a nova via expressa é viável:
- Iniciar-se a sudoeste, entroncar-se com a rodovia SC-108, que dá acesso a Brusque;
- Desenvolver-se na direção oeste entre os limites sul dos perímetros urbanos dos municípios de Gaspar, Blumenau e Indaial e os limites norte do Parque Nacional da Serra do Itajaí;
- Seguir, preferencialmente, paralelamente à rodovia BR-470 e seu fim deve ocorrer na rodovia BR-470, no município de Rio do Sul, próximo ao limite municipal de Lontras.