O dia 5 de agosto marca a data de fundação do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs). Criado em 1959 pela necessidade de estabelecer um mercado mais justo e de cobrar o desenvolvimento de infraestrutura para o setor, o Setcergs estabelece relações com o poder público e com a comunidade visando o atendimento de demandas em legislação, formação profissional e demais questões, além de desenvolver práticas de responsabilidade social.
Uma delas é o lançamento do Programa de Segurança Viária Setcergs, iniciativa que tem objetivo de incentivar e orientar as empresas no aperfeiçoamento da gestão responsável e implementação de práticas adequadas.
“As mortes no trânsito precisam ser reduzidas a zero”, afirma o presidente da entidade. Sérgio Gabardo lembra dos vários efeitos positivos da segurança viária. “Ela estimula práticas ambientais, evita perdas de cargas, auxilia na prevenção ao roubo, muda a cultura e a disciplina dos motoristas.”
Aos 63 anos, o Setcergs é referência de representação empresarial em todo país. Em 2021, viu o número de associadas crescer 9%, justamente num período em que muitas instituições enfrentaram dificuldades para manter o quadro.
Para o diretor de Gestão Roberto Machado, é um resultado do trabalho realizado pelo sindicato. “É a leitura das nossas ações feita pelos transportadores, que perceberam a eficiência da entidade aliada à transparência da nossa gestão”, enfatiza.