Como manter as entidades sindicais diante da queda da contribuição? Esta foi a pergunta que norteou as discussões da manhã do segundo dia de Conet&Intersindical, nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, edição de João Pessoa, na Paraíba.
O coordenador do Grupo de Trabalho da Estrutura de Representação do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC), Geraldo Viana, apresentou as propostas que visam inovação para garantir a manutenção das entidades, sejam sindicatos ou federações.
Destaque para o conhecimento efetivo do pensamento de quem está na base da cadeia do transporte, além de atuação transparente e não perpetuação no poder, a exemplo de padronização de gestões com, no máximo, quatro anos e apenas uma reeleição. Outro aspecto apontado é a importância de as entidades utilizarem a mesma linguagem, com critérios de comunicação eficientes e sólidos, em todos os canais possíveis – entendendo em quais deles está o público-alvo.
Integrante do grupo, o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, citou a atuação da executiva da entidade catarinense, aliada aos sindicatos filiados, para melhor atender às empresas do TRC de Santa Catarina.
Ele comentou a implantação do certificação digital na federação e nos sindicatos; a plataforma Sindicatos Digitais, que fará convênios com empresas, a exemplo das distribuidoras de diesel, para facilitar compras em quantidade para as empresas associadas e reduzir custos; envio de material informativo às empresas com as ações da Fetrancesc e sindicatos filiados, propondo uma contribuição anual para fortalecimento do setor – de mil, cerca de cem fizeram a contribuição; o entendimento das demandas das bases a partir da contratação de um profissional para visitar sindicatos e empresas, com a tomada de inúmeras decisões e estabelecimento de metas para os próximos anos – a realização de um Programa de Desenvolvimento de Líderes e a importação de pneus em grande quantidade; a realização de Media Training e Oratória com os membros da Diretoria/Conselho de Representantes em 2018 e extensão aos diretores-executivos dos sindicatos e membros dos núcleos da ComJovem em 2019; e inúmeras outras ações.
“Com estas iniciativas, transformamos a Fetrancesc em termos de imagem e atuação. Sobretudo, ampliamos nosso relacionamento com as empresas, com a base”, comentou Rabaiolli.
Multas da ANTT – As deliberações da Comissão que avaliou a situação das multas da ANTT também foram votadas na plenária na manhã desta sexta-feira. Veja mais detalhes sobre esta Comissão.