Independente do segmento de atuação, promover a saúde e o bem-estar dos funcionários da empresa é essencial, pois, além de contribuir para a produtividade das operações, essa prática torna-se um grande diferencial competitivo.
Com uma importância elevada, o plano de saúde está entre as três maiores necessidades do brasileiro, e vem crescendo cada vez mais diante da necessidade de atendimento durante a pandemia. De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os planos de saúde ganharam a adesão de mais de 1 milhão de novos clientes no Brasil em meio à pandemia do novo coronavírus.
O que é plano de saúde empresarial?
Benefício concedido pela empresa, o plano de saúde empresarial permite aos colaboradores terem acesso à assistência médica privada, a realização de exames e se necessário, até internamento. Além disso, os colaboradores ainda têm a possibilidade de incluir seus familiares no plano, garantindo maior proteção e qualidade.
Porém, a empresa não é obrigada a fornecer plano de saúde aos colaboradores. A única obrigação é que, ao realizar a contratação, não se pode deixar nenhum funcionário sem o benefício.
Como funciona o plano de saúde empresarial?
O plano de saúde empresarial, conta com diversas opções de serviços inclusos, sendo alguns deles:
– Laboratoriais, que avaliam a glicemia, colesterol, hemogramas;
– Hospitais, para ter mais opções em casos de internações;
– Clínicas, que disponibilizam avaliação física e psicológica;
– Especialidades, que contam com médicos de várias áreas;
– Ambulatorial, para atendimento de emergência.
Mas atenção, antes de escolher um prestador, é preciso analisar os serviços e benefícios oferecidos e também o que é mais viável, pois há duas opções de plano de saúde:
– Plano de saúde empresarial integral: nesse caso, a empresa arca com o valor total da mensalidade do convênio.
– Plano de saúde empresarial coparticipação: a empresa divide a mensalidade com o colaborador que só precisa pagar quando o plano de saúde for utilizado.
Razões para a empresa contratá-lo
1. Sentimento de valorização para os funcionários;
Quando a empresa possui o plano de saúde empresarial, faz com que os funcionários percebam que são importantes e que a companhia se preocupa com eles.
2. Prevenção contra processos trabalhistas;
Uma das causas mais comuns de ações jurídicas são doenças caudas no ambiente de trabalho, tais como complicações posturais, lesões de esforço repetitivos ou acidentes insalubres.
Portanto, além de adequar o ambiente de trabalho, garantir um plano de saúde é essencial para prevenir doenças ocupacionais.
3. Diferencial competitivo;
Como foi citado no começo do artigo, o plano de saúde está entre as três maiores necessidades do brasileiro. Ademais, os trabalhadores também avaliam empresas e o que elas oferecem para decidir se querem ou não um emprego.
Sendo assim, quanto mais benefícios interessantes um empregador oferecer, mais a empresa vai ser diferenciada de seus concorrentes na busca de melhores colaboradores.
4. Segurança para o trabalhista;
Um funcionário preocupado com a própria saúde ou com a saúde de algum familiar tende a não render adequadamente bem.
Com isso, escolher um plano de saúde empresarial é dar mais segurança e tranquilidade aos funcionários, contribuindo para a sua motivação, produtividade e desempenho.
Fonte: Zattar