Entenda a importância da certificação SASSMAQ para a proteção do meio ambiente e serviços da Indústria Química

Entenda a importância da certificação SASSMAQ para a proteção do meio ambiente e serviços da Indústria Química

A sigla SASSMAQ significa Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade. A primeira versão desse sistema foi criada em 2001, por exigência da Associação Brasileira de Indústrias Químicas (ABIQUIM), focando no transporte rodoviário de cargas. Desde 2005 o SASSMAQ é um pré requisito para transportadoras de produtos químicos no território nacional.

Esse sistema gera um importante diferencial para as empresas certificadas: comprovam que oferecem serviços qualificados nas operações de logística. O SASSMAQ é um conjunto de boas práticas, monitoramento e melhoria contínua, que avalia o desempenho das empresas e a segurança das operações.

Com isso, segue em uma busca constante para minimizar e/ou eliminar os riscos de acidentes, verificando a saúde dos funcionários e subcontratados (quando aplicável), proteção do meio ambiente e a qualidade dos serviços prestados a Indústria Química.

Entre os principais benefícios do SASSMAQ estão os seguintes:

– Comprovar a capacidade de transportar produtos químicos com segurança;

– Valorizar a imagem da empresa por estar adequada às exigências legais;

– Adotar um sistema de gestão focado na melhoria contínua e redução de custos;

– Reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações;

– Diminuir as faltas no trabalho, devido aos cuidados com os motoristas;

– Qualificar uma empresa a prestar serviços à indústria química no geral.

Sobre a aplicação do SASSMAQ, a engenheira Gabriela Lino, consultora da Qualiforce Consultoria e Treinamentos diz que, “O SASSMAQ avalia de forma integrada a gestão da qualidade, ambiental, de saúde e segurança de uma empresa prestadora de serviços na área de logística e/ou transporte que opera com produtos químicos, sejam eles perigosos ou não”.

Sobre o processo de obtenção da certificação do SASSMAQ, a engenheira continua: “Para uma empresa obter a certificação do sistema, é necessária a implementação de diversas práticas exigidas, avaliadas e aprovadas pela Abiquim. Além de uma série de licenças exigidas de acordo com a legislação Federal, Estadual e Municipal.Também vistorias compostas por checklist que confere se todos os itens foram implantados de acordo com uma classificação de questões do SASSMAQ”.

Gabriela Lino também ressalta que “Para que a empresa se torne elegível para possuir a certificação do SASSMAQ, é preciso atingir uma pontuação mínima na primeira certificação e nas demais avaliações, que servem para acompanhar o cumprimento das exigências e assim, permitir que a empresa mantenha o certificado que tem validade de dois anos”.

Para a implantação dos requisitos da norma e a certificação, é fundamental o auxílio de um de uma consultoria competente, para que a sua empresa cumpra todos os requisitos de forma organizada e sem estresse. Essa é a missão da Qualiforce! Atuando em todo o Brasil, a Qualiforce possui unidades em Criciúma-SC e Atibaia-SP visando melhorar a logística de atendimento a seus clientes, bem como reduzir os custos de deslocamento.

Entre em contato para implementar o SASSMAQ na sua empresa: comercial@fetrancesc.com.br ou (48) 99124-4922

Fonte: Qualiforce

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