O setor de logística é um dos mais importantes do Brasil. Afinal, ele contribui para o bom funcionamento de vários setores, tais como, indústria e varejo. Entretanto, para entender a logística, é necessário entender também sobre os diferentes tipos de modais, ou seja, meios de transporte de cargas que fazem esse setor acontecer.
O Transporte no País reúne os mais diversos tipos de meios de transportes. Entre eles, o terrestre, aquático, dutoviário e aéreo. Apesar do transporte mais utilizado no Brasil, para cargas ou pessoas, ser o transporte terrestre rodoviário (realizado pelas estradas e rodovias, por veículos como carro, ônibus, caminhão, dentre outros) existe um modal que está ganhando mais espaço que é o Transporte de Cabotagem.
O termo cabotagem não é muito comum no cotidiano, porém, quando se trata do setor de logística, essa palavra é de grande importância. Quer conhecer mais sobre esse modal?
O que é o Transporte de Cabotagem?
Segundo resolução da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), cabotagem é a navegação realizada entre portos ou pontos de um mesmo país, utilizando para isso a via marítima e as vias navegáveis interiores, ou seja, os rios e mares.
Mas atenção, a cabotagem é diferente de navegação, na qual ocorre quando o transporte é realizado entre portos de diferentes países.
É um meio de transporte muito eficaz, já que o Brasil conta com uma extensa costa marítima na qual é navegável.
Como funciona a cabotagem?
Em geral, a coleta de uma carga, independentemente da área, começa com um caminhão.
Com todos os documentos fiscais emitidos e a carga pronta para o transporte, o veículo parte para o porto. Também há a possibilidade de mesclar mais de um veículo de carga, envolvendo um ou mais caminhões, ou até outros meios de transporte, como aviões.
Após chegar no porto, a carga fica em armazéns até o momento da viagem. Se necessário, a carga é colocada em contêineres, para então ser embarcada num navio de cabotagem.
O navio irá transportar a carga até outro porto de destino, em um mesmo país, e ao chegar lá, ela é encaminhada para um caminhão, trem ou outro modal rodoviário, os quais seguirão com a carga até o destino final.
Qual é a movimentação de cargas nos portos brasileiros e quais produtos são mais transportados pela cabotagem?
De acordo com o G1, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) informou que o setor portuário brasileiro movimentou 1,21 bilhão de toneladas em 2021.
O valor representa crescimento de 4,8% em relação ao ano de 2020 e abrange os portos públicos e terminais privados.
Para 2022, a ANTAQ prevê movimentação de 1,239 bilhão de toneladas, o que, se confirmado, representará crescimento de 2,4% em relação a 2021.
Em relação aos portos públicos, Santos (SP) se manteve na liderança, o porto movimentou 113,3 milhões de toneladas no ano passado. O Porto de Itaguaí (RJ) apareceu na segunda posição, com 51,7 milhões de toneladas.
As principais cargas movimentadas em 2021 incluem, o minério de ferro, petróleo, carga em contêineres, soja, derivados de petróleo, fertilizantes e carvão mineral.
Quais são as vantagens do Transporte de Cabotagem?
Sendo um país com muito potencial no transporte aquaviário, o Brasil vai muito além das condições naturais propícias, sendo esse modal um modelo que apresenta grandes vantagens para o setor de transporte e logística. Confira algumas delas:
Baixo Custo de Operações de transporte
Segundo dados da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), a cabotagem pode representar uma redução de 30% nos custos logísticos, se comparada aos investimentos com o transporte rodoviário.
Isso influencia positivamente a economia do país, já que os produtos podem chegar mais baratos e os clientes e empresas passarão a lucrar mais.
Menos acidentes, roubos e extravio de cargas
Apesar do transporte rodoviário ser o modal mais utilizado no Brasil, as transportadoras enfrentam diversos desafios logísticos, econômicos e federais.
Caminhões de carga costumam transportar toneladas, e às vezes acabam ocasionando acidentes com outros veículos menores que podem ser graves e até fatais. Como o fluxo de veículos nos rios e mares brasileiros é pequeno e diferente, a utilização da cabotagem pode minimizar os acidentes envolvendo veículos de cargas e de passeio.
Outro grande desafio é o roubo e extravio de cargas. Nas rodovias brasileiras, diversas mercadorias são diariamente roubadas, impactando com a segurança do setor. Todavia, na cabotagem o risco desse tipo de ocorrência é muito menor se comparado ao modal rodoviário.
Baixa necessidade de investimento público
Quando pensamos nos problemas do transporte rodoviário e logística no Brasil fica difícil não lembrar da infraestrutura precária, falha na pavimentação, buracos, pouca iluminação, sinalização ruim, entre outros problemas que encontramos nas estradas nacionais no nosso dia a dia.
Comparado aos outros modais, o aquaviário é um dos mais econômicos de se manter, pois não necessita de grandes intervenções na infraestrutura, podendo-se aproveitar a malha hidroviária natural já formada pelos inúmeros rios que existem no Brasil.
Menor agressividade ao Meio Ambiente
A cabotagem está entre os modais que menos geram poluição. Isso porque o transporte de cabotagem utiliza menos combustíveis fósseis do que o rodoviário.
Sendo assim, investir em soluções que causem menos danos à natureza não é somente uma necessidade do planeta, mas também uma forma de melhorar a imagem da empresa diante do mercado.
Como a BR do Mar e a Cabotagem podem transformar o transporte e logística no Brasil?
Aprovada em dezembro de 2021, a Lei Nº 14.301, Programa de Incentivo à Cabotagem, o BR do Mar, tem como objetivo expandir a logística no país, com possível efeito benéfico sobre as importações.
Um dos grandes avanços será a possibilidade de incrementar a oferta e a qualidade do transporte por cabotagem, estimular a concorrência, incentivar a competitividade e aumentar a disponibilidade da frota dedicada à cabotagem no território nacional.
Fonte: Zattar