Considerada a melhor cidade do Brasil, Joinville recebeu na sexta-feira, 26 de agosto, empresários do Transporte Rodoviário de Cargas de Santa Catarina (TRC/SC) para participarem da 24ª edição da Reunião Itinerante do Conselho de Representantes da Fetrancesc. O evento aconteceu na sede do Setracajo e contou com a participação da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade.
Ao iniciar o evento, o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, destacou a importância do setor. “Representamos 19.768 de TRC em Santa Catarina, mais de 96 mil colaboradores que devem com o nosso sistema e faturamento em torno de R$ 23 bilhões. Além disso, em 2021 contribuímos com R$ 1.8 bilhões na receita dos Estados. Durante a pandemia, o TRC foi considerado atividade essencial. Por isso, buscamos cada vez mais uma aproximação do nosso sistema com os entes públicos, para estarmos cada vez mais conectados e interagindo na busca de melhores condições de trabalho e, dessa forma, ter um Estado cada vez mais pujante.”
Na oportunidade, o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, realizou apresentação de prestação de contas. “Muito obrigado pela oportunidade e pelo espaço para que nesta tarde eu possa, em nome do Governo do Estado de Santa Catarina, prestar contas. Nós gestores públicos temos a obrigação de prestar contas e apresentar os resultados que foram gerados pelo trabalho dessa gestão. Contribuímos para Santa Catarina crescer e se desenvolver. Começamos colocando a casa em ordem. E a boa gestão fez sobrar mais recursos para investir em todas as áreas, com ênfase na infraestrutura.”
Com uma pauta extensa, o grupo debateu os principais pontos de impacto no setor ao longo da tarde, entre eles, o relatório financeiro da entidade, os dados da Fetrancesc Digital, a redução da taxa Selic e o diálogo do Cofem na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) sobre o veto ao fim do voto de minerva no Tribunal Administrativo Tributário (TAT).
Também estiveram presentes os diretores e representantes dos 13 sindicatos do Sistema Fetrancesc, além do secretário executivo de Assuntos Internacionais, Fernando Artur Raupp, e a diretora-executiva do Sapiens Parque, Daniella Abreu.