Seminário Itinerante da COMJOVEM Joinville destaca importância da experiência, reinvenção e confiança

  1. Início
  2. Notícias
  3. Seminário Itinerante da COMJOVEM Joinville destaca importância da experiência, reinvenção e confiança

Seminário Itinerante da COMJOVEM Joinville destaca importância da experiência, reinvenção e confiança

Experiência, reinvenção e confiança foram as palavras mais repetidas ao longo do Seminário Itinerante da COMJOVEM 2019, edição Joinville/SC, nesta quinta-feira, 11 de julho. O evento reuniu jovens empresários do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) da Região Sul e importantes lideranças do setor, além de patrocinadores e empresas parceiras, na sede da TOTVS para um evento de muita troca de informação e networking.

“Todos enfrentamos os mesmos problemas em nossas empresas e na COMJOVEM conseguimos encontrar soluções juntos, graças às parcerias e as tantas discussões que promovemos”, disse o vice-coordenador nacional da COMJOVEM, André de Simone, na abertura do Seminário. Oportunidade na qual enfatizou a presença maçante de lideranças do Sul do Brasil no grupo: ao todo, a Região soma 60% do total de todos os núcleos.

De Simone completou o discurso de Antonio Ruyz, também vice-coordenador nacional da COMJOVEM, que lembrou da atuação dos núcleos e da importância de Santa Catarina no cenário do TRC em nível Brasil.

Anfitrião, o coordenador do Núcleo Joinville, Geovani Serafim, agradeceu a todos os participantes e patrocinadores. Ele enalteceu a importância do encontro e das visitas técnicas, além do desempenho e destaque que o grupo tem apresentado. “De mãos dadas chegaremos ainda mais longe e seremos peças fundamentais no desenvolvimento deste setor tão importante para a economia do Brasil, sobretudo em um momento em que carecemos de tanta criatividade para nos reinventarmos todos os dias”, disse.

Francisco Pelúcio, diretor financeiro da NTC, na oportunidade representando o presidente, José Hélio Fernandes, enalteceu o trabalho de todos os Núcleos da COMJOVEM. E agradeceu a todos os que participaram desta edição, em Joinville. Da mesma forma, o presidente do Setracajo, sindicato do Sistema Fetrancesc na cidade, Wilson Steingraber, falou sobre a importância do associativismo para a reinvenção do modelo sindicato e que os jovens empresários são o que chamou de “start” para isso.

Em complemento ao que Pelúcio e Steingraber falaram, o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, outro entusiasta da participação dos jovens empresários inclusive nas diretorias das entidades, seja em sindicatos, federações ou, mesmo, nas entidades de representação nacional, aproveitou a oportunidade para lançar um desafio. “Provoco vocês a se movimentarem no sentido de trazerem mais empresas para se associarem às nossas entidades, sobretudo aos sindicatos, porque são elas que representam os interesses das categorias”, acrescentou o líder do TRC em Santa Catarina.

O Piso Mínimo – Entre os temas debatidos, um dos primeiros foi a Política de Piso Mínimo do Transporte Rodoviário de Cargas. O assessor técnico da NTC&Logística, Antônio Lauro Valdívia Neto, lembrou o histórico do que inicialmente foi chamado de Tabela de Frete e, depois, ganhou nova nomenclatura. “Tivemos nova forma de cobrar o transporte, algo totalmente do que anteriormente praticávamos”, comentou.

Pauta acalorada desde a Greve dos Caminhoneiros Autônomos em maio de 2018, Neto lembrou que o novo Piso Mínimo do TRC será apresentado até o dia 20 de julho, com base nos estudos realizados pela Esalq-Log. E, alertou: “com a correção dos inúmeros equívocos das anteriores, a começar pelos valores da carga geral e carga perigosa, por exemplo, que estão em total descompasso”.

De acordo com o assessor técnico da NTC, ainda, a partir das discussões realizadas nas audiências públicas para desenvolvimento deste novo Piso Mínimo, o assunto ganhou crédito dos transportadores. Segundo pesquisa da entidade, 53,6% consideram-na boa para o setor, enquanto 24,7% acham-na indiferente e 21,7% prejudicial.

Palestras – Outros temas importantes marcaram a pauta do Seminário Itinerante, a exemplo da proferida pelo gerente de Estratégia Corporativa da Volkswagen Caminhões e Ônibus, João Hermmann, sobre o mercado de caminhões pós-crise e ferramentas da indústria para a sustentação do negócio. Além disso, André Rubetchuk falou sobre a atuação da Angel Lira, seguido de Márcio Toscano, da Autotrac, que falou sobre como vender valor em um mercado que busca preço, e de Liliam Lorosa, da Trade Vale Seguros, que explicou sobre a contratação de seguros como vantagem competitiva para o transportador. O evento foi finalizado com a participação do diretor Comercial da Lifetime Asset Management, Pedro Chaves, que falou sobre planejamento financeiro e mecanismos de proteção patrimonial das empresas e dos sócios.

Visita técnica na TOTVS – Antes mesmo do Seminário, na manhã de quinta-feira, 11 de julho, os jovens empresários participaram de uma palestra na TOTVS sobre tecnologias para o TRC no auge da Indústria 4.0, o que remete ao termo Logística 4.0. Ao final, o grupo visitou as instalações da empresa.

Compartilhe este post