Manifesto em defesa da infraestrutura rodoviária catarinense

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Manifesto em defesa da infraestrutura rodoviária catarinense

A Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística no Estado de Santa Catarina (Fetrancesc), entidade que representa 13 Sindicatos no Estado e as mais de 20 mil empresas de Transporte Rodoviário de Cargas, vem a público externar sua indignação com a interdição da BR-470, km 75,8, em Indaial.

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o fato ocorreu na madrugada desta quarta-feira, 18 de janeiro. A ruptura de um bueiro abriu a cratera, deixando o fluxo de veículos bloqueado nos dois sentidos e não há previsão para liberação do tráfego.

O DNIT indica para desvio a SC-477 e a SC-110, via Timbó e Rodeio, mas apenas para veículos leves. Já para veículos pesados, a rota alternativa é a BR-282.

A Fetrancesc, ciente de sua responsabilidade com o Transporte Rodoviário de Cargas, mas também com a sociedade como um todo, tem acompanhando de perto a situação da infraestrutura rodoviária, o estado avançado de deterioração das rodovias pela falta de conservação estrutural e manutenção rotineira.

Segundo dados da Pesquisa Confederação Nacional do Transporte (CNT) de Rodovias – 2022, onde foram avaliados 3.510 km entre Rodovias Federais e Estaduais em Santa Catarina, o Estado Geral das rodovias avaliadas aponta que 68,2% das rodovias pavimentadas no Estado foram consideradas regular, ruim ou péssima. Contudo, se analisarmos as rodovias sob gestão pública, a situação é ainda pior, chegando a 84,9% com problemas.

É conveniente recordar-se de que em dezembro de 2022 tivemos o mesmo transtorno, no qual as principais rotas de escoamento do TRC/SC foram completas ou parcialmente interditadas por conta das chuvas que causaram os deslizamentos de terra e as inundações.

Trata-se de uma tragédia anunciada que reforça a necessidade de maiores investimentos em manutenção e mais corredores para escoamento da produção catarinense.

Face ao atual cenário das rodovias de Santa Catarina, o TRC sofre uma penalização através do aumento dos custos operacionais na ordem de 34,7%, conforme informações da CNT. Para sua recuperação com ações emergenciais, de restauração e de reconstrução, são estimados investimentos na ordem de R$ 2,25 bilhões.

Por esta razão, considerando que o TRC desenvolve sua atividade preponderantemente sobre rodovias, a Federação (1) clama por atenção especial por parte do Governo do Estado em relação à precariedade da infraestrutura rodoviária de Santa Catarina; (2) reivindica mais investimentos nas rodovias estaduais e federais e que eles sejam efetivamente realizados com total prioridade.

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