Fetrancesc debate alta da taxa de juros em reunião do Cofem

  1. Início
  2. Notícias
  3. Fetrancesc debate alta da taxa de juros em reunião do Cofem

Fetrancesc debate alta da taxa de juros em reunião do Cofem

Em reunião do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) nesta segunda-feira, 13 de fevereiro, o vice-presidente da Fetrancesc, Riberto Lima, debateu a alta da taxa de juros.

Na oportunidade, Lima expressou preocupação com o aumento da taxa Selic. “Este acréscimo de 13,25% para 13,75% ao ano está travando o comércio e a indústria. Quem que vai colocar dinheiro em um mercado sem segurança jurídica e econômica? O pessoal está recorrendo para aplicação financeira, esse dinheiro está ficando aplicado, não está vindo para o mercado e quem está devendo também está sofrendo com as penalidades.”

Outra questão que aflige o setor produtivo é a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), proferida no dia 8 de fevereiro, que pode impactar de forma significativa as empresas que têm litígios tributários. A Corte determinou que contribuintes que obtiveram decisão favorável, transitada em julgada, permitindo o não pagamento da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), podem ser obrigados a voltar a pagar o tributo retroativo a 2007.

O Conselho também defende que a Assembleia Legislativa derrube o veto do governo ao projeto de lei que extingue o voto de minerva no Tribunal Administrativo Tributário – o TAT. O setor empresarial defende que se mantenha a proposta (PLC 8/2020) aprovada, por unanimidade, pelos deputados em maio de 2022, em que prevalece a interpretação mais justa ao contribuinte.

No encontro, realizado na sede da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em Florianópolis, também foi debatido a ampliação dos limites de faturamento do Simples Nacional.

Compartilhe este post