Urubatan Helou propõe ao governador paulista criação de plano para renovação de frota

  1. Início
  2. Notícias
  3. Urubatan Helou propõe ao governador paulista criação de plano para renovação de frota

Urubatan Helou propõe ao governador paulista criação de plano para renovação de frota

Em clima de otimismo, mas sem deixar de lado o debate sobre os grandes temas relacionados ao setor, foi aberta oficialmente, por diversas autoridades, a 22ª edição do Salão Internacional do Transporte – FENATRAN em São Paulo.

Em seu pronunciamento, o vice-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou, apresentou ao governador do Estado de São Paulo, João Dória, uma sugestão para que o governo paulista desenvolva um plano para a renovação consistente da frota de caminhões.

Foi enfático ao dizer que a idade média da frota brasileira é altíssima, o que provoca, entre outras consequências negativas, a prática já corriqueira do uso de peças canibalizadas de veículos antigos pelos que ainda estão em operação. Alertou para o fato de que isso traz altos riscos à população e ao meio ambiente, em razão do potencial de acidentes e emissão de gases altamente poluentes.

Para encerrar, deixou uma visão clara de suas expectativas quanto ao crescimento da economia e do setor de transportes em particular: “prefiro deixar qualquer sinal de crise passada no retrovisor e não olhar para trás”.

Enquanto o público se preparava para conhecer os 450 expositores que trouxeram o que há de novo no mercado, o governador de São Paulo, João Dória, anunciava que está disposto a ouvir as propostas formuladas por Urubatan Helou para a renovação da frota de velhos caminhões. Segundo a Agência Nacional de Transporte Terrestres (ANTT), a média de vida dos caminhões brasileiros é de 20 anos. “Se São Paulo fizer, os outros estados farão a renovação gradual da frota”, acredita Dória.

No final da tarde, a diretoria da NTC&Logística recebeu a informação do Palácio dos Bandeirantes de que já está agendada para o próximo dia 23, reunião com o objetivo de tratar desse assunto.

Bruno Covas, prefeito da cidade também participou da solenidade de abertura e ressaltou o esforço que tem feito para combater a criminalidade e o roubo de cargas.

O legislativo foi representado pela senadora Joice Hasselman, líder do Governo no Congresso; pelo senador Wellington Dias, presidente da Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura; e pelo deputado Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. “A infraestrutura virá pelas privatizações, pela abertura do mercado. O marco regulatório do setor, em discussão no Parlamento será importante para atrair capital privado”, alertou o presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa.

Considerada uma das quatro maiores feiras do mundo, a FENATRAN apresenta a cada dois anos os insumos para a indústria de logística. Alarico Assumpção Júnior, presidente da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) comemorou a “perfeita integração do setor” e Norberto Fabris, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) espera que a feira seja o sinal de que é possível fechar o ano bem, com a aposta na volta do crescimento do país em 2020.

Toda a cadeia produtiva está representada na FENATRAN, aberta para visitação até a próxima sexta-feira (18), com a presença das empresas de rastreamento de frota, fabricantes de pneus, empresas de seguros, de suprimento da indústria de transporte. Além, é claro, dos que há de mais avançado na produção de veículos leves e pesados das grandes montadoras e marcas. “A Fenatran não é uma feira do transporte de cargas, é uma feira para o transporte de cargas”, resume Urubatan Helou.

Fonte: TRC News/FENATRAN

Compartilhe este post