Foram dois dias intensos de estimulo à criatividade, aprendizado e conhecimento aos criativadores de ideais, colaboradores da Coopercarga da Matriz e de várias filiais que participam do primeiro encontro do Programa Criativação de Ideias, formatado pela Coopercarga por meio do Innovation Center, que está em sua 2ª edição.
Durante os dias 8 e 9 de outubro, 26 colaboradores da Matriz e das filiais Guarujá, Recife, São Paulo, Betim, Rio de Janeiro e Fortaleza se reuniram no Co.House, Coworking, em Concórdia/SC, para dar início às atividades do programa. No dia 8 os trabalhos foram conduzidos pela coordenadora da Incubadora IncTech da Universidade Unochapecó, Franciele Pastre. Na ocasião, os colaboradores imergiram em metodologias que serão utilizadas durante as próximas etapas de desenvolvimento dos projetos.
No dia seguinte, a professora da Universidade Federal da Fronteira Sul e consultora de startups, Graziela Tonin, foi a mentora do encontro. Os colaboradores trabalharam a validação do problema, validando com usuários finais as dificuldades levantadas durante as inscrições das ideias.
Os diretores da Coopercarga estiveram presentes e deram as boas-vindas aos criativadores. O diretor Administrativo e Financeiro da Coopercarga, Jamir Carlos Cordeiro da Silva, destacou que a cooperativa tem um olhar visionário quanto à Inovação e acredita no desenvolvimento de uma cultura de inovação, não somente aplicada aos processos internos, mas também com um olhar direcionado para os clientes e novas oportunidades de mercado para toda a cadeia logística.
A Head of Innovation, Alessandra Cassol, destaca que o próximo passo do Criativação de Ideias, programa de estímulo ao intraempreendedorismo, é desenvolver o protótipo de cada ideia: Produto Mínimo Viável (MVP), que tem como objetivo trabalhar a validação da solução capaz de resolver os problemas vivenciados. “O programa acontece durante os meses de outubro e novembro. Nesse período os times estarão se reunindo semanalmente para pensar em inovação Em dezembro os Pitchs serão apresentados para a diretoria, que avaliará e selecionará uma ideia para ser desenvolvida pelo time vencedor na Coopercarga no próximo ano”, explica Alessandra.
Criativação de Ideias – O Programa Criativação de Ideias visa registrar, desenvolver e premiar as ideias dos colaboradores. O principal objetivo é estimular o potencial criativo e solucionador de problemas em todos os níveis hierárquicos da cooperativa. O programa está em sua segunda edição e as proposições foram direcionadas para soluções em três temas prioritários: Aumento da Produtividade, Otimização de processos e Redução dos custos.
Foram dezenas de ideias cadastradas, entre os meses de julho e agosto, sendo que cinco delas foram selecionadas: “Pagamento através de assinatura eletrônica”, “Cartão Coopercarga Postos”, “Reciclagem de pneus inservíveis”, “Agilidade para compras na Coopercarga” e “Logística reversa de pallets”.
Fonte: Assessoria de Imprensa Coopercarga/Olíria Weber Locatelli
Foto: Criativadores