Aconteceu no dia 18 de outubro o ato de inauguração da Base Leste da Polícia Militar, no Bairro São Pedro, em Chapecó. O custo com a construção da obra física foi integralmente bancado pela iniciativa privada. O SITRAN Chapecó participou com parcela dos recursos financeiros aplicados na edificação. Localizado anexo ao CAIC do Bairro, o Posto Policial tem 100 metros quadrados de área construída, dotada da estrutura básica necessária ao atendimento.
Na solenidade, o presidente do SITRAN, Deneraci Perin, disse que o apoio do sindicato e das empresas associadas, do Transporte Rodoviário de Cargas, “foi mais uma ação social de relevância” para, neste caso, “proporcionar a exigida e adequada segurança à população, principalmente do Bairro”. Acrescentou que o SITRAN “sente-se bem” em poder ajudar, proporcionando benefícios à sociedade. O São Pedro é um dos locais onde são registrados os maiores números de ocorrências policiais da cidade. A presença da PM deve determinar brusca queda nos índices de criminalidade.
O projeto de construção da base da PM foi assumido pelo Rotary Clube Chapecó sob a coordenação de Valdecir Chiela, integrante do clube de serviço. Ocorreu mobilização junto ao empresariado local para conseguir os recursos necessários à execução da obra. Com efetivo e viatura, o posto atenderá 24 horas. Não terá missão apenas ostensiva, à medida em que executará também vários projetos sociais.
Ao falar durante o ato, o Tenente-Coronel Jorge Luiz Haak, comandante da 4ª Região de Polícia Militar de Fronteira, resumiu que a obra “é um grande feito para a PM, uma causa social de grande importância”. O posto “traz a paz para esta comunidade”, emendou o comandante do 2º BPM, Tenente-Coronel Ricardo Alves da Silva.
O vice-prefeito Elio Cella manifestou gratidão ao Rotary “por assumir uma tarefa que seria do poder público municipal”. Já o presidente do Rotary, Cesar Bombardelli, considerou a Base Leste da PM como “um instrumento de propagação da paz, justiça e prosperidade”.
Fonte: Assessoria de Imprensa/SITRAN