O projeto de construção de um Ponto de Apoio para Motoristas, no Km 220 da BR-101, foi apresentado pela Arteris Litoral Sul durante a reunião do Conselho de Representantes da Fetrancesc, realizada na segunda-feira, 18 de novembro. As cinco sugestões foram detalhadas pela concessionária que administra o trecho da rodovia em Santa Catarina aos diretores e representantes dos sindicatos que pertencem ao Sistema Fetrancesc.
O coordenador de Projetos da concessionária, Marcelo Possamai, apresentou as propostas para implantação nas rodovias concessionadas. Ele foi acompanhado pelo diretor de Operações da Arteris, Antônio Cesar Sass, e do coordenador de Exploração de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, Gilmar Cardoso.
Saas esclareceu que o projeto não está contemplado na concessão da rodovia, mas que a proposta é uma iniciativa da concessionária para atender a uma necessidade das empresas do Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) que possuem veículos com circulação no trecho. O diretor de Operações da Arteris ainda lembrou que caso a obra seja realizada pela concessionária, deve haver pedido para reequilíbrio financeiro na cobrança de pedágio.
O executivo recordou que o tema vem sendo abordado junto à ANTT, quando houve a solicitação para uso da antiga praça de pedágio P5, em junho deste ano, e evoluiu até a elaboração das alternativas e as respectivas estimativas de custo. O projeto ainda será encaminhado para definição junto à ANTT.
“A criação de um ponto de apoio é fundamental para o setor e, embora saibamos que não será o suficiente para suprir as nossas necessidades, é o primeiro passo para que o motorista possa contar com essa estrutura”, avalia o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli.
Como funcionará
O espaço deverá receber sistema de iluminação em LED e contar com edificações incluindo banheiros, vestiários, chuveiros, fraldário e sala de estar. Haverá possibilidade de alimentação na área de pátio, porém, não contará com cozinha exclusiva.
Conforme estabelecido na Portaria nº 944, o local de espera, de repouso e de descanso que exija dos usuários pagamento de taxa para permanência do veículo deve ser cercado e possuir controle de acesso. Essa cobrança somente será realizada pelos motoristas que utilizarem a estrutura por um período superior a 4 (quatro) horas e o controle será realizado com guaritas.
O sistema de estacionamento funcionará de maneira similar ao de shopping centers, com sensores indicando a existência ou não de vagas e qual a quantidade. O sensor será conectado à Painéis de Mensagem Variável (PMV) alocados no início da faixa de desaceleração, ainda na rodovia principal, para informar aos motoristas sobre o número de vagas disponíveis.
As alternativas:
A alternativa “A” apresentada prevê estacionamento nos dois sentidos da rodovia, com implantação de passarela. Contudo, têm estacionamento reduzido, com 48 vagas para veículos de 30m. A opção “B” prevê a implantação do estacionamento com 84 Vagas de para veículos de 30m e edificação em canteiro central, com o deslocamento das pistas principais da rodovia.
A terceira alternativa prevê o deslocamento da pista norte, o que compromete a utilização pelos usuários da pista Sul (no sentido Porto Alegre), que necessitariam utilizar retornos para acessar a Parada. O número estimado é de 80 vagas, também de 30m.
A alternativa “D” apresenta uma nova disposição das vagas e a construção da edificação no mesmo local do antigo prédio administrativo. Nessa configuração, acontece o deslocamento da pista sul, porém compromete a utilização pelos usuários da Pista Norte (Sentido Joinville), que necessitariam de retornos para acessar a Parada. Nesta opção, serão 56 Vagas de 30m e 8 Vagas de 12m.
Por fim, a quinta opção prevê a implantação de dois pátios distintos, sem alteração na pista principal da rodovia, porém considerando a implantação de dois sistemas de controle e passarela para acesso dos usuários na pista norte à edificação na pista sul. A estimativa é de que haja 40 Vagas de 12m e mais 70 Vagas de 30m.