Em sua 30ª edição, Prêmio CNT de Jornalismo está com as inscrições abertas

  1. Início
  2. Notícias
  3. Em sua 30ª edição, Prêmio CNT de Jornalismo está com as inscrições abertas

Em sua 30ª edição, Prêmio CNT de Jornalismo está com as inscrições abertas

O Prêmio CNT de Jornalismo 2023 está com as inscrições abertas. A maior premiação jornalística do Brasil – que chega à sua 30ª edição – tornou-se um importante vetor de pautas que lançam luz sobre os principais desafios e problemas do setor. Nos últimos 30 anos, passamos a acompanhar, com maior frequência – em textos, imagens, vídeos ou áudios –, temas sensíveis ao transporte de cargas e de passageiros em todos os seus modais. E a edição deste ano busca reconhecer essa força do jornalismo, que mostra o impacto da atividade transportadora no desenvolvimento do país.

Podem ser inscritas matérias e fotografias veiculadas no período de 8 de agosto de 2022 a 7 de agosto de 2023. A data-limite para se inscrever é 7 de agosto de 2023, até as 18h. As matérias devem se enquadrar em uma das seis categorias: Áudio (para matérias de rádio e podcasts), Fotojornalismo, Impresso, Internet, Meio Ambiente e Transporte e Vídeo (para reportagens e documentários veiculados na TV e em plataformas de streaming).

A grande novidade desta edição é a criação de uma categoria voltada à comunicação organizacional de entidades representativas do setor de transporte. Podem concorrer trabalhos de veículos de comunicação de quaisquer formatos (vídeo, áudio, impresso e imagem), de federações, associações e sindicatos do transporte.

As pautas devem abordar aspectos do transporte, seja ele rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo – nos segmentos de passageiros ou cargas. Os melhores trabalhos concorrerão ao Grande Prêmio (R$ 60 mil) e às premiações por categoria (R$ 35 mil cada).

A seleção dos melhores trabalhos é feita, inicialmente, por uma comissão de pré-selecionadores, formada por jornalistas com atuação acadêmica. Depois, os trabalhos finalistas serão escolhidos por uma comissão formada por quatro jornalistas de renome da imprensa nacional e um especialista em transporte.

Eles atribuirão notas de acordo com cinco critérios: relevância para o setor de transporte e o transportador; qualidade editorial; relevância para a sociedade; criatividade/originalidade; temporalidade/atualidade. Os vencedores serão anunciados no mês de novembro.

Acesse o regulamento e as inscrições 

Fonte: CNT

Compartilhe este post