Agenda estratégica para infraestrutura de SC é apresentada em Fpolis

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Agenda estratégica para infraestrutura de SC é apresentada em Fpolis

De todas as 50 obras em infraestrutura rodoviária em Santa Catarina, 86% estão com prazo de conclusão expirado ou andamento comprometido. O percentual corresponde a 43 obras.

Além disso, entre 2008 e 2017 foram repassados 44,9% do investimento previsto para obras de infraestrutura rodoviária em SC. O valor equivale a R$ 5,2 bilhões de R$ 11,7 bi.

Para tentar minimizar estes problemas, além de viabilizar o transporte e a logística no Estado, a Fiesc lançou nesta quarta-feira, 12 de dezembro, a Agenda Estratégica para a Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense 2019. Os diagnósticos e as propostas da agenda foram apresentadas pelo gerente para assuntos de infraestrutura de transportes, logística, meio ambiente e sustentabilidade da Fiesc, Egídio Martorano.

Entre as prioridades para os próximos quatro anos, de 2019 a 2022, destaque para as obras nas BRs 163 (R$ 30 milhões), 470 (R$ 300 mi) e 280 (R$ 237,5 mi). Também estão na agenda a conservação e manutenção preventiva e rotineira das rodovias estaduais, cujo valor estimado total é de R$ 480 mi (R$ 120 mi/ano), bem como realização de programa de concessão.

Para as rodovias concessionadas, a agenda elencou:

  • A celeridade no processo de concessão da BR-101 Sul (SC) e aplicação do Free-Flow; 
  • As terceiras faixas, interseções de acessos, sinalização da BR-116 (SC) e duplicação de 90 km de trechos definidos com apoio da Federação dos Municípios (Fecam) no entorno da rodovia; 
  • BR-101 do Futuro com a conclusão do Contorno de Florianópolis e construção do de Joinville e de Penha até Porto Belo, além de propostas do Grupo Paritário de Trabalhos (GPT) – R$ 2,6 bi;
  • GT Rodovias Oeste SC do Futuro: BRs 282 e 158; restauração e adequação de capacidade entre Ponte Serrada e Chapecó (conclusão); Celeridade nas obras da BR-163 (SC) entre Dionísio Cerqueira e São Miguel do Oeste; Manutenção preventiva e rotineira nas SCs 160 e 283.

Agenda é fundamental para o TRC – Para o coordenador da Fetrancesc, Alan Zimmermann, representante da federação no Conselho Estratégico de Infraestrutura e a Logística Catarinense, a agenda é fundamental para a atividade do Transporte Rodoviário de Cargas de SC (TRC/SC). Ele complementou com a informação de que 60% de tudo o que é transportado é feito pelo modal rodoviário, sendo que “na prática, 100% das cargas passa, de um modo ou outro, pelo caminhão”.

Zimmermann lamentou a situação das rodovias, conforme apontamentos de Martorano. E afirmou acreditar na execução da agenda proposta. “Cabe ao Governo usar a agenda como instrumento de assessoria e o Conselho como órgão consultivo”, acrescentou o coordenador da Fetrancesc.

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