Comitiva visita obras do Contorno Viário de Florianópolis

  1. Início
  2. Notícias
  3. Comitiva visita obras do Contorno Viário de Florianópolis

Comitiva visita obras do Contorno Viário de Florianópolis

Uma comitiva formada por lideranças de diversas entidades de Santa Catarina visitou o canteiro de obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis (acesse o site aqui) na manhã desta terça-feira, 30 de outubro. A turma integra o Grupo Paritário de Trabalho (GPT), que acompanha as obras e concessão da BR-101 Sul. A visita foi após uma reunião periódica, desta vez no escritório da Arteris Litoral Sul, próximo ao local das obras.

O encontro começou com uma apresentação técnica da situação atual da obra pelo superintendente da Arteris Litoral Sul, Marcelo Módolo. Ele explicou que, dos 50 km totais da obra, 34,4 km estão em andamento.

Ele também falou sobre a terraplanagem e das condições de áreas inundáveis e do solo da região, que dificulta bastante o trabalho, especialmente em períodos chuvosos. Uma das medidas para firmar o solo e viabilizar as obras é a colocação de 2,5 milhões de metros de geodrenos, segundo Módolo.

O superintendente da obra falou, ainda, que a concentração dos esforços atual é no trecho Sul, onde há grande quantidade de áreas para desapropriação. Salientou que as únicas regiões que ainda não tiveram as obras iniciadas são as do acesso Sul, em Palhoça, e do acesso Norte, em Biguaçu, próximo ao aterro sanitário. No Sul, o maior empecilho foi a reformulação do traçado e “quando acontece isso a gente tem que começar do zero”, explicou.

A visita – A saída de campo para conhecer o canteiro de obras durou cerca de 1h30min. O grupo transitou em trechos já prontos e outros ainda em fase de terraplanagem entre São José e Biguaçu.

Uma excelente oportunidade para mensurar a importância e complexidade do Contorno Viário para os cidadãos, especialmente para a economia, avaliou o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli. “Este trajeto vai reduzir e muito o tráfego na BR-101 e isso implica em menos congestionamento, o que vai gerar mais economia de combustível, suprimentos e tempo. Ou seja, todos ganharão”, comentou.

Compartilhe este post