Lideranças do Transporte Rodoviário de Cargas de Santa Catarina visitaram o Complexo Portuário de Itajaí na tarde desta segunda-feira, 29 de outubro. A visita aconteceu depois da reunião conjunta das Câmaras de Transporte e Logística e Comércio Exterior da Fiesc, na superintendência do Porto.
Participaram do evento o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, o vice-presidente do Seveículos, Djonas Fernandes, e o primeiro secretário do sindicato, Luiz Gustavo Cunha, além de representantes da Fiesc, empresários e profissionais do setor.
A reunião começou com a participação de diretores do Porto de Valência, primeiro colocado no ranking de portos da Espanha e quarto colocado no ranking europeu. Durante a participação foram apresentadas informações de movimentação de cargas estrutura portuária, projetos de investimentos e a importância do impacto da atividade portuária para Valência.
Na fala do diretor Geral, Francesc Josep Sanchez, destaque para o conceito e a importância do porto no impacto socioeconômico de cidade. De acordo com Sanchez é necessário investir na estrutura portuária para que ela movimente a economia da cidade. Para a direção do porto de Valência, este é um ponto primordial e que norteia o trabalho realizado no porto espanhol.
Logo após a apresentação da realidade do Porto de Valência o diretor da Câmara de Transporte e Logística da Fiesc, Egidio Antônio Martorano, apresentou a agenda Portos 2019. Um documento onde estão listadas as necessidades de investimento e de infraestrutura de cada porto catarinense. Uma demanda que será entregue ao governo estadual e federal na tentativa de conseguir recursos.
Segundo o levantamento, o Complexo do Rio Itajaí Açu – Porto de Itajaí e Navegantes precisa de R$ 800 milhões e reais para investimentos em: nova bacia de evolução e canal de acesso – 2ª etapa – Governo Federal com investimento de R$ 200 milhões para as obras atendendo navios de 400 metros de comprimento e 65 metros de boca; investimento da iniciativa privada no Terminal de Contêineres do Porto de Itajaí; ampliação da retroárea do porto de Itajaí; via expressa portuária. Para atender todas as demandas dos portos do estado o valor necessário de acordo com a Fiesc é de R$ 5 bilhões.
Para finalizar o encontro promovido pela Fiesc, o Superintende do Porto de Itajaí, Marcelo Salles, apresentou os dados de crescimento do Complexo Portuário local que desde 2003 ocupa o segundo lugar no ranking Brasileiro e está entre os 120 maiores portos de mundo. Segundo os dados apresentados o crescimento do Complexo de Itajaí neste ano é de 3%, resultado da retomada de antigas linhas e o fechamento de novos arranjos como o contrato de um ano com a empresa General Motor para a importação de veículos.
Marcelo Salles aproveitou o encontro para destacar ainda os projetos de investimento como, o treinamento dos práticos para as manobras com navios maiores por meio de um consórcio com uma empresa europeia, projeto de nova sinalização náutica, projeto de serviços climáticos de planejamento e prevenção, expansão portuária, investimentos em sistema viário e urbano, entre outras iniciativas.
Com informações/fotos: Assessoria de Comunicação Seveículos/Juliana Soares