O setor do transporte está em festa. Neste sexta-feira, 14 de setembro, são celebradas décadas e meia de prestação de serviços de excelência por meio do SEST SENAT. Criado em 1993, pela Lei nº 8.706/93, as Unidades do SEST SENAT hoje são referência nos atendimentos e na qualificação profissional e de assistência à saúde.
Para o presidente do Conselho Regional do SEST SENAT/SC, Ari Rabaiolli, as estruturas são fundamentais para aprimorar o setor. “Os 25 anos foram de muito crescimento no transporte e os serviços de saúde, de assistência social e os cursos para os colaboradores oferecidos pelo SEST SENAT fizeram parte do processo de fortalecimento do setor”, destacou.
Em 25 anos são mais de 118 milhões de atendimentos realizados dentro dos programas de promoção social e de desenvolvimento profissional. Para os trabalhadores do transporte e seus dependentes, os serviços são gratuitos. De acordo com o supervisor do Conselho Regional do SEST SENAT/SC, Maurus Fiedler, nas 11 Unidades catarinenses, só em 2017, foram realizadas mais de 87 mil atendimentos. “A tendência é que esse número seja maior em 2018 por estarmos aumentando a estrutura das sedes do SEST SENAT aqui em Santa Catarina”, explicou.
Ele também lembrou que o cursos oferecidos em Santa Catarina são destaque nessa data comemorativa. “ Desde 2016 houve uma evolução dos atendimentos e na diversidade dos cursos oferecidos pelas Unidades”. De agosto de 2017 a julho deste ano, foram mais de 33 mil alunos em diversos cursos importantes para qualificar o trabalhador do transporte.
Ao todo a instituição disponibiliza mais de 400 cursos presenciais e 207 a distância, em Santa Catarina. O SEST SENAT também investe na capacitação gerencial do setor de transporte. Em parceria com o Instituto de Transporte e Logística (ITL), a instituição oferece especializações para gestores de todos os modais. A segunda turma da curso de pós- graduação em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC) em Gestão de Negócios, em Santa Catarina, teve início no último dia 27 de agosto em Florianópolis.
Segunda turma da Especialização em Gestão de Negócios tem início das atividades em Santa Catarina
Promoção social – E para o cuidado com a saúde ser completo, o SEST SENAT também estimula a prática de atividades físicas entre os trabalhadores do transporte. Em todo o país é possível praticar diversas modalidades esportivas. Algumas ações extrapolam a área física das unidades operacionais, como é o caso do Circuito SEST SENAT de Caminhada e Corrida de Rua, iniciado em 2014. Aproximadamente 150 mil pessoas já participaram das etapas realizadas em todo país.
Ampliação das Unidades – No último dia 28 de agosto, foi inaugurada a ampliação do SEST SENAT Lages. A nova unidade do SEST SENAT tem cerca de 5.000 metros quadrados de área construída, em três prédios: setor da saúde, ala de capacitação e treinamento e ginásio de esportes.
De acordo com Ari Rabaiolli, o planejamento é aprimorar as estruturas já existentes e atingir o maior número de colaboradores com as novas Unidades. “Serão sete obras em execução já previstas em todo o Estado em 2019, podendo chegar a oito”, destacou. Em 2019, as cidades de Joinville e Concórdia devem inaugurar as suas sedes próprias do SEST SENAT. Já as demais obras de ampliação, acontecerão nas Unidades de Itajaí, Videira, Rio Negrinho, Três Barras e Catanduvas, e a ideia é que a cidade de Tubarão também receba uma Unidade.
Com informações da Agência CNT de Notícias