Cidade que abriga mais de 200 mil habitantes e integra a Região Metropolitana Carbonífera, no Sul de Santa Catarina, Criciúma recebeu nesta segunda-feira, 18 de junho, a 4ª edição da Reunião Itinerante do Conselho de Representantes da Fetrancesc. O evento, sediado pelo Setransc, aconteceu na sede do Centro Empresarial da cidade e discutiu, entre outros temas, o pós-greve dos caminhoneiros.
Um dos assuntos mais discutidos foi a Tabela de Preços do Transporte Rodoviário de Cargas (ou Tabela de Frete). Algo que, para o presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, “inflaciona a atividade do transporte, pelo menos da forma como está apresentada, em que a tabela de frete geral tem preços 50% acima to transporte de produtos perigosos e 40% da frigorificada”. O líder do segmento em SC destacou, ainda, que além de equilibrar a fixação de custos mínimos, é necessário fazer um estudo aprofundado para entender os impactos destes valores para, inclusive, o consumidor final.
O presidente da Fetrancesc também relatou que a reunião com o Fórum Parlamentar Catarinense, na Fiesc, no início de junho foi crucial para esclarecer o problema da Tabela de Frete e pedir apoio dos deputados federais e senadores da bancada de Santa Catarina para os ajustes necessários no documento.
A pauta da reunião também contou com o relato do vice-presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, sobre o encontro que teve com o senador, Romero Jucá, para tratar do Projeto de Lei 121/2017, que tramita no Senado, para criar a Política de Preços Mínimos do TRC. “Nós falamos sobre a importância de avaliar melhor o PL e ele garantiu que trabalharia o documento conosco, mas com a greve o assunto precisou ser revisto e as coisas se conduziram da forma como foi nos últimos dias”, comentou.
Relatos de eventos – Na pauta do evento, também foram relatados cada um dos eventos em que houve participação da Fetrancesc em junho. Destaque para o Workshop sobre Roubo de Cargas do SEST SENAT Itajaí, o Fórum Nacional de Prevenção ao Roubo de Cargas e o Circuito de Caminhada e Corrida do SEST SENAT Criciúma.
Assista aqui ao vídeo dos presidentes da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, e do Setransc, Lorisvaldo Piuco, sobre a Reunião Itinerante.
Palestras encerram a programação – A palestra Futuro e Inovação, com o gerente de Gestão de Pessoas da Transpocred, Maurício Martini, foi a penúltima atividade da 4ª Reunião Itinerante da Fetrancesc. Ele incentivou as empresas do Transporte Rodoviário de Cargas a inovarem para terem ainda mais êxito no futuro. Por último, o Juiz do Trabalho da 12ª Região de SC, Ricardo Jahn, falou sobre a Reforma Trabalhista e a Lei da Terceirização, contextualizando com os impactos destas legislações no dia-a-dia das empresas.