O compromisso da Coopercarga com a entrega de um serviço de qualidade e com proteção ao meio ambiente foi reforçado com a recertificação, no mês de maio, do sistema de gestão integrado ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015. Foram auditadas as unidades de Canoas (RS), Duque de Caxias (RS), Cabo de Santo Agostinho (PE), Concórdia (SC) e Matriz (SC).
O diretor administrativo e financeiro da Coopercarga, Jamir Carlos Cordeiro da Silva, enfatiza que as certificações reforçam a manutenção do alinhamento dos nossos processos e também destacam a melhoria contínua da cooperativa. “Parabenizamos a todos os que contribuem diariamente para o cumprimento dos processos, para a manutenção do nosso sistema de gestão e estão engajados na busca de um melhor desempenho e melhoria na cultura organizacional”, destaca Jamir. Na Coopercarga, o escopo de certificação ISO 9001 contempla gestão de armazenamento, separação e expedição de materiais; transporte de cargas secas e refrigeradas nacionais e internacionais. Já o escopo da ISO 14001 considera gestão do transporte rodoviário nacional de cargas secas e refrigeradas aplicável.
Além das certificações ISO, a Coopercarga também foi auditada, no início de abril, e recertificada no SASSMAQ – Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Qualidade e Meio Ambiente, para o transporte de produtos químicos perigosos e não perigosos. A auditoria analisou diversos requisitos, entre eles Mandatórios (exigência de 100% de cumprimento), Indicados (exigência de 85%) e Desejáveis (exigência de 40%), e a Coopercarga obteve desempenho de 100% nos requisitos Mandatórios, 89% nos Indicados e 71% nos Desejáveis, mantendo a certificação com o seguinte escopo “TRANSPORTE DE PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS E NÃO PERIGOSOS – CARGA EMBALADA”.
Saiba mais sobre as certificações
A ISO é uma ferramenta de normatização que proporcionam o controle e a padronização de processos. A ISO 9001 traz diretrizes e requisitos a serem cumpridos com foco na implementação de um sistema de gestão da qualidade para a satisfação do cliente. Já a ISO 14001 dá diretrizes e requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental com foco melhoria do desempenho ambiental e na implementação de controles para aquelas atividades que podem ter um impacto significativo sobre o meio ambiente.
O SASSMAQ, por sua vez, é uma ferramenta para avaliação, de forma uniforme, dos sistemas de gestão ambiental, de saúde, da segurança e da qualidade dos prestadores de serviços logísticos. A avaliação é realizada por auditores independentes, com base em um questionário padronizado, evitando assim a necessidade de auditorias múltiplas, com critérios diferenciados. O SASSMAQ auxilia as empresas no processo de seleção e na definição de planos de ação para melhorias dos prestadores de serviços logísticos.
O objetivo é reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. A avaliação pelo SASSMAQ não é obrigatória, mas sua aplicação gera um importante diferencial para as empresas certificadas pelo sistema, pela comprovação de que oferecem serviços qualificados nas operações de transporte.