Uma nova frota de carros para dar mais segurança e agilidade para um trabalho fundamental no Transporte Rodoviário de Cargas. Esses são alguns benefícios que os quatro novos automóveis do programa Despoluir – Programa Ambiental de Transporte que foram entregues nesta quarta-feira, 9 de maio, em Florianópolis. Os veículos são destinados aos técnicos do programa que atendem as regiões de Concórdia, Joinville, Florianópolis e Iporã do Oeste.
Os novos carros são do modelo Hyundai Hb20 e equipados com ar condicionado, vidro elétrico, direção hidráulica, entre outros. O presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, destacou que os novos equipamentos vão aprimorar os serviços do Despoluir. “Com esses carros será possível realizar os atendimentos com mais agilidade e, principalmente, segurança. Não vai ser apenas o programa que vai ganhar, o TRC de Santa Catarina também será muito beneficiado”, comentou.
Foto/Divulgação: A nova frota foi entregue na sede da Fetrancesc, em FlorianópolisPara o coordenador do Despoluir em Santa Catarina, Rodrigo Oda, a nova frota é um reconhecimento do trabalho realizado aqui no Estado. “No ano passado foram mais 8 mil avaliações veiculares realizadas e esses novos carros nos dão a oportunidade de aprimorar e manter a qualidade dos atendimentos”, destacou. Oda também falou que “a parceria com a CNT foi fundamental para a renovação da frota”.
O técnico do programa e responsável pelas aferições na região da Grande Florianópolis, Sérgio Machado, comentou que os novos carros ajudarão no desempenho do trabalho. “O nosso trabalho é na estrada e com esses novos carros vai ser possível realizar os trajetos com mais segurança e conforto”, afirmou.
Programa Despoluir – Criado em 2007 pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e o SEST SENAT, o Despoluir tem o objetivo é promover o engajamento de transportadores, caminhoneiros autônomos, taxistas e sociedade em ações de conservação do meio ambiente.
O Despoluir também consiste em vários projetos que são executados pelas federações, sindicatos e associações afiliadas à CNT que visam a redução da poluição, uso de energia limpa, aprimoramento da gestão ambiental e melhorar a eficiência energética são alguns dos objetivos dos projetos.
A Fetrancesc, por meio do Despoluir, desenvolve a Avaliação Veicular Ambiental nos caminhões e ônibus que trafegam em Santa Catarina. Os técnicos contam com equipamentos como opacímetro, tacômetro, computador portátil e software personalizado para realizarem as avaliações veiculares. Com essa avaliação, o Despoluir promove a regularização ambiental da frota e a consecutiva diminuição da fumaça lançada no ar pelos escapamentos dos veículos.
De 2007 a 2017, foram 70.894 avaliações veiculares realizadas com uma taxa de 86,2% de aprovação. “Esses números mostram que o trabalho está no caminho certo. O Despoluir ajuda o meio ambiente, mas também os proprietários dos veículos que podem realizar a manutenção preventiva da frota e isso ajuda a desenvolvermos o TRC em SC”, comentou Ari Rabaiolli. Os caminhões aferidos e aprovados recebem o Selo Despoluir e, de acordo com Rabaiolli, significa respeito à legislação ambiental e acarreta diversas vantagens aos proprietários dos veículos.