Inteligência é a palavra de ordem para fazer frente à verdadeira indústria do roubo de cargas no Brasil (dados nacionais ao final do texto). De acordo com levantamento da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina), é registrado, em média, um roubo de carga de caminhão a cada dois dias no estado. Em 2017, 206 caminhoneiros foram assaltados enquanto trabalhavam. O índice de roubos a carga em Santa Catarina mais do que triplicou nos últimos 10 anos. Em 2008, foram 69 casos, representando um salto de 274% neste período. Os criminosos geralmente escolhem cargas como cobre, bebidas e eletrodomésticos.
E é justamente agregar a inteligência, à expertise e às principais inovações tecnológicas, o principal diferencial do Rastrear 4.0, nova geração da plataforma de gerenciamento de risco da Opentech. Na busca pela eficiência e agilidade na detecção dos riscos associados à movimentação de carga nas estradas brasileiras e no Mercosul, a Opentech incorporou novos conceitos como Big Data (text mining, redes neurais, mapeamento de comportamento padrão); Modelos Matemáticos (tomada de decisão baseada em multicritérios e análise de séries temporais), Gamificação e Leitura Inteligente de Mensagens.
Todo esse arsenal de tecnologias e análise de dados foi utilizado para melhorar a performance dos operadores da Central de Rastreamento da Opentech, evitando ao máximo o erro humano. Pois, assim como o motorista na estrada está sujeito à erros, o melhor operador também tem um nível de falha. Para se ter uma ideia da complexidade da operação, a Opentech é responsável pela segurança da carga de 3 mil clientes em todo o país, para os quais gerencia mais de 150 mil cadastros de veículos e motoristas e 300 mil viagens a cada mês. O Rastrear 4.0 atua minimizando essas falhas ao automatizar e priorizar os alertas e comandos.
Para exemplificar, digamos que um motorista parou para pernoite e não enviou uma mensagem pré-formatada. Ao invés disso, ele enviou uma mensagem livre. O novo sistema da Opentech interpreta a mensagem enviada pelo motorista e já executa a ação necessária para a atividade. Por meio do text mining e da Leitura Inteligente de Mensagens, o Rastrear 4.0 rapidamente associa essa mensagem livre a uma mensagem padrão de pernoite. Imediatamente e de forma automática envia o comando de bloqueio evitando, assim, que o veículo fique desbloqueado em um pernoite.
O Rastrear 4.0 avalia cada ocorrência já executando ações automáticas, como envio de comandos e mensagens e informando o operador qual tem mais chance de roubo. E no caso de detecção de uma ocorrência mais crítica com alto grau de risco, o sistema faz um by pass da atividade de ligar para o motorista ou para o cliente e já direciona uma ação de pronta-resposta, para evitar ou coibir a ação dos criminosos. O sistema da Opentech atua com priorização para agilizar ao máximo a atuação das equipes de campo para manter a carga e os profissionais envolvidos em segurança.
Para garantir agilidade e qualidade diferenciadas no monitoramento das viagens, o software Rastrear 4.0 conta com três módulos:
- Módulo Parametrização: onde são inseridas em um workflow informações pertinentes a operação que estão contidas no PGR (Plano de Gerenciamento de Risco) para cada cliente, criando rotinas que devem ser executadas pelo sistema ou até mesmo pelo operador.
- Módulo do Operador: tela inicial quando o operador faz o login no sistema, com elementos da Gamificação. O conceito de jogos aplicado à gestão e operação acelera o aprendizado e nivela os operadores de acordo com as melhores práticas. Durante a sua jornada de trabalho eles têm desafios diante dos cenários reais que se apresentam. Assim é visto como eles se comportam e respondem a esses cenários, tendo uma meta estipulada e tempo médio para vencer cada desafio, com um score e o ranking dos profissionais com maior pontuação.
- Módulo Relatório: o Rastrear 4.0 gera indicadores em relatórios e painéis de controle (dashboards) mostrando o comportamento da operação e como está o nível de serviço da Central de Rastreamento. Dessa forma, o supervisor tem uma visão online em tempo real para uma tomada de decisão rápida, evitando a exposição ao risco ou para ajuste da operação.
Diferenciais do Rastrear 4.0
- Direcionamento de ocorrências de forma inteligente (Score Risk)
- Gestão das filas de ocorrências
- Modelo operacional que premia os sucessos dos analistas de ocorrências
- Orienta os procedimentos que devem ser executados para cada ocorrência
- Diminui a curva de aprendizado dos novos operadores, pois já traz o script que deve ser realizado em cada atividade.
- Disponibiliza acesso rápido a “cadeia de ajuda” do cliente
- Padronização e automatização das ações (workflow)
- Algoritmo que identifica alertas falsos
- Controle da eficiência dos operadores
- Conceito de gamificação para estimular os operadores
Com o objetivo de obter uma diminuição drástica nas ocorrências de sinistralidade e criar a cultura de prevenção de perdas nas empresas, o Rastrear 4.0 é a nova arma que a Opentech lança no mercado na guerra contra o roubo de cargas.
Dados nacionais de roubo de cargas
Segundo levantamento da Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC), o roubo de carga teve alta de 42% nos últimos quatro anos. Em outra pesquisa, realizada pela Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), essa atividade criminosa causou um prejuízo de mais de R$ 6,1 bilhões em todo o Brasil, de 2011 a 2016. Foram quase 100 mil ocorrências desse tipo no país nesse período. Ou seja, um roubo de caminhão acontece a cada 23 minutos em todo o território nacional, obrigando as empresas da cadeia logística a investir cada vez mais em sistemas de prevenção de perdas e gerenciamento de risco.
A Opentech
Uma das líderes do mercado de gestão logística e gerenciamento de risco, a Opentech oferta soluções abrangentes e completas para empresas de transporte e embarcadores. Tendo a inovação no seu DNA, direciona 15% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento. A empresa continua apostando nos atributos que garantiram saltos de crescimento e qualidade em quase duas décadas: profissionais experientes, processos estruturados, inovação em tecnologia e excelência no atendimento.
Assessoria de Imprensa Opentech