A Fetrancesc apresentou ao governador Jorginho Mello a preocupação do setor de Transporte Rodoviário de Cargas com a má qualidade da malha viária e os congestionamentos diários em algumas das principais rodovias de Santa Catarina. A reunião aconteceu no Centro Administrativo do Governo, na última quarta-feira, 22, e contou com a presença do secretário da Infraestrutura, Jerry Comper, e do deputado estadual Antídio Lunelli.
“É preciso reconhecer o interesse e o empenho do Governo do Estado em melhorar as nossas rodovias estaduais por meio do Programa Estrada Boa. Esse aporte financeiro fará toda a diferença para quem transita por nossas SCs”, afirmou o presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider.
“Também precisamos pensar em alternativas para problemas já bastante conhecidos dos catarinenses, como é o caso da BR-101 Norte. A baixa mobilidade afeta diretamente o desenvolvimento e a economia de Santa Catarina, podendo trazer prejuízos na ordem de R$ 1 bilhão ao setor de transportes por ano em gastos extras com óleo diesel e com a perda de produtividade”, completou.
O governador compartilhou da mesma preocupação, garantindo estar ciente dos problemas de infraestrutura rodoviária e dos desafios impostos por eles. “Precisamos recuperar as estradas em más condições de tráfego. E também pensar em maneiras de como fazer obras de custo muito elevado que o Governo não tem como pagar”, disse Jorginho Mello.
Em Santa Catarina, apenas 28% das estradas do Estado são consideradas boas ou ótimas. Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2023, que fez uma avaliação geral das estradas no território catarinense, 72% das rodovias são consideradas péssimas, ruins ou regulares.
Ajuda ao RS
O presidente também solicitou apoio do Governo do Estado para que os transportadores consigam continuar ajudando as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Até o momento, o TRC catarinense já disponibilizou 440 carretas para o envio de cerca de 9 mil toneladas de donativos ao estado gaúcho. A ideia é fazer uma parceria para garantir auxílio em combustível, enquanto o setor cobriria os demais custos com os veículos, motoristas, diárias, etc.