Gestores, coordenadores de desenvolvimento profissional, técnicos de formação e instrutores na Internet das 11 unidades do SENAT no Estado participam até esta quinta-feira (09), na unidade de Chapecó, da I Jornada Pedagógica do Conselho Regional de Santa Catarina (CRSC).
Ao longo de três dias, os colaboradores do SENAT participaram de palestras, dinâmicas, debates, estudos de caso e variadas técnicas de ensino e aprendizagem. Entre os palestrantes, a doutora em Educação, Andrea Filatro que abordou as metodologias de ensino e as práticas atuais, inclusive as suportadas pela era digital; e o técnico José Celestino da CODESP (Coordenação de Desenvolvimento Profissional) do Departamento Executivo Nacional do SENAT.
O supervisor do CRSC, Maurus Fiedler, também foi um dos palestrantes e falou sobre os papéis e cenário do futuro da educação corporativa. “Foi o maior desafio de minha carreira, pois a plateia de profissionais da educação precisava constatar que as técnicas fazem toda a diferença e o senso crítico era bastante elevado”, comentou.
Ainda durante a Jornada foi realizada uma dinâmica vivencial na trilha da mata da unidade de Chapecó pelos instrutores do SENAT Criciúma. O evento se encerra com oficinas práticas envolvendo todos os profissionais da educação do SENAT das unidades do Conselho.
Segundo a coordenadora do Núcleo Pedagógico do CRSC, Leila Bonadeo, o objetivo da Jornada é um alinhamento e desenvolvimento das competências educacionais das equipes do SEST SENAT incluindo os instrutores, técnico de desenvolvimento profissional, coordenadores e dirigentes das unidades em SC. “A Jornada é a fundamentação das teorias educacionais nas diretrizes do SEST SENAT, desenvolvendo técnicas de ensino inovadoras e o alinhamento de diretrizes nos documentos pedagógicos”, disse a coordenadora.
Leila reforçou que os conteúdos e atividades práticas oferecidas na Jornada fizeram com que as equipes do SEANT despertassem para prática da inovação, além de um contato e a troca de informações entre as unidades.
“Momento impar enquanto gestora. O nível de satisfação é elevado”, frisou Nadiesca Souza, gerente da unidade Catanduvas. Para Natanael Liz, instrutor da unidade de Lages, a Jornada apresentou uma qualificação de materiais pedagógicos e nos treinamentos.
Para Marilei Tribess, técnica de Formação Profissional no SENAT em Blumenau, o alinhamento ocorrido no evento foi importante e imprescindível para todas as unidades. “Falar a mesma língua. Conhecer todos os processos… A integração é importante para conhecer os que as demais unidades fazem de bom e melhor. Além da qualificação, a integração das unidades é fantástica”, destacou.