Duas audiências públicas promovidas pelo Fórum Parlamentar Catarinense debateram, na sexta-feira, 19, a prorrogação do contrato de concessão do trecho Norte da BR-101 e da BR-116, ambas de responsabilidade da Arteris. Os eventos aconteceram pela manhã em Itajaí e à tarde em São José. A Fetrancesc participou de ambos encontros.
Na ocasião, a Arteris apresentou as obras e investimentos na revisão contratual, que também prevê o reajuste de tarifa. A construção de túneis no Morro dos Cavalos foi um dos assuntos discutidos. O diretor geral da ANTT, Rafael Vitale, afirmou que a obra não poderia ser executada nos primeiros três anos do contrato.
Além de deputados e senadores que integram o Fórum Parlamentar Catarinense, os encontros contaram com a presença de prefeitos, vereadores e representantes das entidades empresariais. Da Fetrancesc, participaram o diretor institucional Clodomir Ribeiro, o diretor-executivo Renato Macedo, diretor financeiro Carlos Augusto Rosa, conselheira fiscal Mayara Vieira, presidente do Seveiculos, Djonas Fernandes, diretor executivo do Sindicargas, Paulo Cezar da Silva, a analista de planejamento Bruna Simões e o pesquisador Cesar Antunes.
O diretor institucional da federação cobrou um cronograma das obras previstas, falou sobre a importância dos túneis do Morro dos Cavalos e pediu que fosse avaliada a construção de elevado ou solução alternativa para o km 163, em Tijucas.