A Fetrancesc participou ativamente da primeira reunião da Frente Parlamentar do Corredor Rodoviário Litorâneo Norte, agora chamada de Rodovia Via Mar. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis. Representando a Federação, estiveram presentes o presidente Dagnor Schneider, o diretor executivo Renato Macedo, o diretor institucional Clodomir Ribeiro, o diretor financeiro Carlos Augusto Rosa, a advogada Luciana Rocha Moreira, o presidente do Sindicargas Rafael Prah e o diretor do Seveículos Hélio da Silva. Também participaram da reunião deputados estaduais, prefeitos e outras autoridades de destaque.
Na ocasião, o Governo do Estado, por meio do secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, confirmou aos presentes o início do processo para a construção da Rodovia Via Mar. A nova rodovia terá 144 quilômetros de extensão e vai ligar a área industrial de Joinville até o contorno viário da Grande Florianópolis. O secretário adiantou que o Estado já finalizou a licitação para a elaboração do projeto executivo de quatro lotes.
A primeira parte vai do entroncamento da BR-101 em Joinville até o entroncamento da BR-280, em Guaramirim. O segundo lote vai até o entroncamento da SC-415, de Massaranduba a São João do Itaperiú. O lote três corresponde ao trecho que vai até o entroncamento com a SC-414, de Luiz Alves a Navegantes. Já o último lote vai até o entroncamento com a SC-486, em Itajaí. O projeto executivo do trecho remanescente, até o contorno viário da Grande Florianópolis, ainda será licitado.
“Essa última parte vai demandar uma obra mais complexa. Serão quase 55 quilômetros, com a construção de dois viadutos, dez pontes e túnel”, explicou Comper. De acordo com o secretário, o prazo para a conclusão dos projetos executivos já contratados será de dois anos.
União de forças pelo bem do Estado
O presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, reforçou a importância da construção da nova rodovia e que é preciso unir forças para que Santa Catarina não perca o protagonismo econômico que vem desfrutando dos últimos anos:
“Já perdemos investimentos em Santa Catarina que migraram para o Paraná. Santa Catarina tem a menor malha pavimentada do Brasil e mais de 6 milhões de veículos. Se tivéssemos uma malha rodoviária adequada a realidade seria outra. A questão da Rodovia Litorânea é premente, temos que conectar forças, avançar um pouco mais em termos de planejamento e antecipar a execução. O povo de Santa Catarina não merece andar numa malha comprimida e com má qualidade de conservação” disse Schneider.
O coordenador da Frente Parlamentar do Corredor Rodoviário Litorâneo Norte, deputado Carlos Humberto (PL), afirmou que o grupo parlamentar vai acompanhar e cobrar a execução dos projetos e obras da Rodovia Via Mar.
“O grande intuito nosso aqui é movimentar a sociedade catarinense na cobrança desta importante ação. Queremos conscientizar as pessoas da importância de planejar e construir essa rodovia”, completou Humberto.
Ainda na Assembleia, a equipe da Fetrancesc fez uma visita institucional ao presidente da casa, o deputado estadual Mauro de Nadal.
Com informações da Agência AL.