A federalização do Porto de Itajaí, a prorrogação do prazo de concessão da BR-101 Norte e a queda de SC no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (lDEB) foram temas discutidos na última reunião do ano do Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM). O encontro foi realizado nesta segunda-feira, dia 9, na sede da FCDL-SC, em Florianópolis.
Em relação ao Porto, as entidades que integram o Conselho formaram consenso manifestando sua preocupação e o posicionamento contrário à federalização da Administração do Porto de Itajaí. Durante a reunião, o COFEM conversou com Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, e alertou sobre como a possível federalização pode ser prejudicial para Santa Catarina e para o sistema portuário do estado.
O presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, falou sobre infraestrutura rodoviária, citando como exemplos os frequentes congestionamentos em Palhoça. A federação acredita que a melhor solução para o Morro dos Cavalos é colocar a obra dentro da concessão da CCR Via Costeira.
Ainda no campo da infraestrutura, outro tema discutido foi a extensão do prazo de concessão do trecho norte da BR-101, concessionado pela Arteris Litoral Sul.
Educação
Representantes da Secretaria de Estado da Educação destacaram ações que o órgão vem fazendo para elevar o desempenho de SC no lDEB. A última pesquisa, divulgada em agosto, mostrou que o estado alcançou 6,4 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), resultado que ficou 0,1 ponto abaixo da meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, Santa Catarina alcançou 5,2 pontos e o ensino médio registrou 4,2 pontos, ficando abaixo da meta do Ideb projetada para o estado em todas as etapas de ensino. Representantes da secretaria disseram que o estado está aplicando medidas pedagógicas para melhorar a qualidade do ensino e fazendo parcerias com outras instituições para implementar o ensino profissionalizante.
O COFEM é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.
Fonte: COFEM. Fotos: Filipe Scotti