Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM) realiza última reunião do ano, em Florianópolis

  1. Início
  2. Notícias
  3. Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM) realiza última reunião do ano, em Florianópolis
Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM) realiza última reunião do ano, em Florianópolis

Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM) realiza última reunião do ano, em Florianópolis

A federalização do Porto de Itajaí, a prorrogação do prazo de concessão da BR-101 Norte e a queda de SC no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (lDEB) foram temas discutidos na última reunião do ano do Conselho das Federações Empresariais de SC (COFEM). O encontro foi realizado nesta segunda-feira, dia 9, na sede da FCDL-SC, em Florianópolis.

Em relação ao Porto, as entidades que integram o Conselho formaram consenso manifestando sua preocupação e o posicionamento contrário à federalização da Administração do Porto de Itajaí. Durante a reunião, o COFEM conversou com Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional, e alertou sobre como a possível federalização pode ser prejudicial para Santa Catarina e para o sistema portuário do estado.

O presidente da Fetrancesc, Dagnor Schneider, falou sobre infraestrutura rodoviária, citando como exemplos os frequentes congestionamentos em Palhoça. A federação acredita que a melhor solução para o Morro dos Cavalos é colocar a obra dentro da concessão da CCR Via Costeira.

Ainda no campo da infraestrutura, outro tema discutido foi a extensão do prazo de concessão do trecho norte da BR-101, concessionado pela Arteris Litoral Sul.

Reunião do COFEM em Florianópolis

Educação

Representantes da Secretaria de Estado da Educação destacaram ações que o órgão vem fazendo para elevar o desempenho de SC no lDEB. A última pesquisa, divulgada em agosto, mostrou que o estado alcançou 6,4 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º), resultado que ficou 0,1 ponto abaixo da meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, Santa Catarina alcançou 5,2 pontos e o ensino médio registrou 4,2 pontos, ficando abaixo da meta do Ideb projetada para o estado em todas as etapas de ensino. Representantes da secretaria disseram que o estado está aplicando medidas pedagógicas para melhorar a qualidade do ensino e fazendo parcerias com outras instituições para implementar o ensino profissionalizante.

O COFEM é composto pelas Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio (FECOMÉRCIO), da Agricultura (FAESC), dos Transportes (FETRANCESC), das Associações Empresariais (FACISC), das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Micro e Pequenas Empresas (FAMPESC), além do Sebrae-SC.

Fonte: COFEM. Fotos: Filipe Scotti 

Compartilhe este post